/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Casa própria: reduzir o prazo ou a parcela?

24/05/2013 18h06
Usar um dinheiro extra como o 13º salário ou o FGTS para fazer amortização extra do seu financiamento imobiliário é a escolha mais acertada, mas muitos mutuários caem no mesmo dilema: reduzir o tempo de financiamento ou diminuir o valor da prestação?

Do ponto de vista financeiro, o melhor é sempre diminuir o prazo, pois os juros são cobrados sobre o saldo devedor, ou seja, quanto mais tempo pagando as prestações, maior o valor referente a juros que irá pagar. Ao antecipar estas parcelas, você conseguirá quitar mais rápido os seu financiamento. Além disso, deixará de pagar taxa de serviços administrativos referente aos meses que quitar, além da redução dos valores dos seguros MIP (Morte e Invalidez Permanente) e DFI (Danos Físicos do Imóvel) que estão embutidos nas parcelas que serão antecipadas.

O mutuário poderá fazer amortizações extras a qualquer momento durante o período do financiamento. Os bancos não podem se negar a receber o pagamento antecipado, caso isto aconteça, faça uma denúncia ao Banco Central.


Utilização do FGTS

É possível utilizar o FGTS para realizar a amortização. Mas fique atento: você só poderá fazer o uso do FGTS se o seu imóvel foi concedido regularmente no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Também só poderá ser usado no intervalo de dois anos contados a partir do último uso. Além disso, não poderá ter parcelas em atraso.


O quanto você pode

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
É muito importante que antes de adquirir qualquer empréstimo ou financiamento, você analise bem a sua condição de pagamento, o quanto da sua renda mensal será onerada com as parcelas e sempre pesquise o maior número de instituições antes de tomar a sua decisão. Busque sempre o menor Custo Efetivo Total (CET), pois essa é a única forma de garantir o menor custo. Caso você possua outras dívidas, como cheque especial ou rotativo do cartão de crédito, dê preferência para quitá-las, pois possuem os maiores juros encontrados no mercado – e este pode ser um bom momento para pagá-las.