/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Fapeal abre Inscrição para bolsas de mestrado e doutorado

29/05/2013 09h09
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) abriu edital para bolsas de estudo em mestrado e doutorado. Estão disponibilizadas 100 bolsas para mestrado e 30 para doutorado. Podem se candidatar estudantes ligados aos programas de pós-graduação strictu sensu de instituições de ensino superior pública e privada, sem fins lucrativos e sediadas em Alagoas. O edital encontra-se com submissões abertas até o dia 3 de junho.

As propostas devem ser enviadas para a Fapeal apenas por meio dos coordenadores dos programas de pós-graduação. Não serão aceitas inscrições enviadas diretamente por estudantes. Os pesquisadores precisam estar cadastrados no Sistema de Apoio Científico e Tecnológico (Sacte), acessível em http://sacte.fapeal.br. Há outras etapas que devem ser cumpridas e, para seu conhecimento, é imprescindível a leitura de todo o edital.

O edital é fruto de um acordo da Fapeal com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Segundo a diretora científica da Fapeal, Mônica Melo, os programas de pós-graduação e os estudantes precisam aproveitar esta oportunidade, pois não deverá ser lançado outro edital com a mesma finalidade este ano. “No modelo adotado a partir desta gestão da Fapeal, buscamos atender a demanda por meio de edital, por ser uma forma mais democrática e também mais apropriada ao nosso planejamento de trabalho e financeiro. Por isso, os interessados devem se organizar e apresentar suas propostas dentro deste prazo”, afirmou.

O documento pode ser acessado na área de Últimos Editais, no site da Fapeal (www.fapeal.br
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
). As propostas em desacordo com o que consta no edital não serão analisadas. Os interessados devem procurar os coordenadores de cursos para as providências.

Próximos editais

Os próximos editais a serem lançados este ano pela Fapeal serão voltados a temas específicos, como o que financiará pesquisas para o Canal do Sertão e a chamada voltada à inovação em micro e pequenas empresas. Ambos estão em fase de elaboração e têm previsão para o segundo semestre.