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MP Estadual e Vivo S/A firmam parceria no combate à corrupção

Por Assessoria 10/06/2013 18h06
União no combate à corrupção. Esse é o objetivo do convênio firmado, na tarde desta segunda-feira (10), entre o Ministério Público Estadual de Alagoas e a empresa Vivo S/A na campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, uma iniciativa de um promotor de Justiça de Minas Gerais que ganhou o Brasil inteiro. No próximo dia 13, 200 mil clientes da operadora de telefonia móvel vão receber um torpedo falando da importância de se combater esse crime.

O termo de parceria foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Sérgio Rocha Cavancanti Jucá, pelo coordenador em Alagoas da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, promotor de Justiça José Carlos Silva Castro, e a empresa Vivo S/A, representada por Marcos Antônio Cordeiro de Almeida, diretor de Relações Institucionais e por Ícaro Libertador da Silva, gerente de Território de Alagoas.

“A corrupção é o grande mal do terceiro milênio e precisa da união entre as instituições públicas, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada para combatê-la. É um crime de gravidade fenomenal e é claro que o Ministério Público, guardião da lei, precisa de apoio para conseguir acabar com essa praga. Se a gente percebe que há empresas que se irmanam conosco nessa luta, temos que agradecer tal sensibilização”, declarou o procurador-geral Sérgio Jucá.

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“Combater a corrupção passa um processo de mudanças cultural e de mentalidade. Então, se a ideia é essa, toda parceria é importante. A comunicação através de SMS é eficaz e nosso desejo é que todas as pessoas percebam que, esse tipo de crime pode acontecer em qualquer lugar e envolvendo qualquer pessoa e não somente no cenário político”, alertou o coordenador da campanha no Estado, José Carlos Castro.

200 mil torpedos

Aqui em Alagoas, a campanha, através da parceria com a Vivo S/A, vai funcionar através do envio de 200.000 SMS aos clientes da empresa, no DDD 82, de forma aleatória, uma única vez, no róximo dia 13, com a seguinte mensagem:“Dica Vivo: combater a corrupção depende de todos. Uma ação do Ministério Público Brasileiro – CNPG. Saiba mais em www.oquevocetemavercomacorrupcao.com”.

No Nordeste, antes de chegar a Alagoas, a campanha já aconteceu nos estados de Pernambuco, Ceará, Piauí e Paraíba. “Esse torpedo já chegou a cerca de 1,5 milhão de clientes e, até o final do ano passado, queremos atingir outro grande número de pessoas. O SMS é um meio de comunicação 100% consumido, ou seja, toda pessoa que o recebe, lê. Então, temos a certeza que a mensagem será absorvida. Pode ser que alguém, tão logo a receba, não tenha interesse em acessar o site, entretanto, quando tiver com mais disponibilidade de tempo, deverá fazê-lo e se engajar na luta”, comentou Marcos Antônio Cordeiro de Almeida, diretor de Relações Institucionais da Vivo.

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“Queremos parabenizar o Ministério Público brasileiro por essa iniciativa e dizer que a Vivo quer continuar sendo parceira dessa instituição tão respeitada. Temos um foco social muito forte e queremos continuar trabalhando nesse sentindo”, disse Ícaro Libertador da Silva, gerente de Território de Alagoas.
A campanha

A campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” surgiu lá atrás, ainda em 2004, e foi idealizada pelo promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina Affonso Ghizzo Neto. Seu objetivo foi conscientizar toda a sociedade, especialmente crianças e adolescentes, sobre o valor da honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter. Também teve como finalidade reduzir a impunidade nacional, cobrando-se a efetiva punição dos corruptos e corruptores, com a abertura de canal real para oferecimento e encaminhamento de denúncias e estimular a reflexão das novas gerações quanto à conduta ética e moral comprometida com o bem estar coletivo, destacando-se o papel fundamental de nossas próprias condutas diárias.

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A campanha ganhou repercussão à época e, por conta disso, a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), por aprovação unânime de seu Conselho Deliberativo, em reunião realizada no dia 24 de junho de 2007, na cidade de Brasília/DF, foi autorizada a executar a campanha em âmbito nacional. Diante disso, formulou um convite de participação ao Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), objetivando uma estratégia nacional padrão do Ministério Público Brasileiro, buscando a soma de esforços em torno de um objetivo comum: o combate à corrupção. E, desde então, os MPs se mobilizam através de ações em cada estado.