/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Ufal abre inscrição para programa de apoio a alunos da rede pública

Por Assessoria 28/06/2013 16h04
Foto: Assessoria
A partir de 1º até 17 de julho, estarão abertas as inscrições para o Programa de Apoio às Escolas Públicas do Estado Júnior (Paespe), destinado a alunos do 1º ano do ensino médio das escolas públicas estaduais, situadas no entorno do campus da Universidade Federal de Alagoas, em Maceió. O curso oferta 80 vagas e tem por finalidade complementar e suprir a carência dos estudantes no que diz respeito ao conteúdo escolar.

O Paespe Júnior é uma das ações do Centro de Tecnologia (Ctec) da Ufal e é coordenado pelo professor Roberaldo Carvalho de Souza. As atividades são desenvolvidas por professores e alunos graduandos integrantes de programas institucionais, a exemplo do Programa de Educação Tutorial - PET Ciência e Tecnologia e PET de Letras. Entre os participantes bolsistas do programa estão Alberonaldo Lima Alves, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, e Geíza Thamirys Correia Gomes, de Engenharia Civil.

De acordo com o professor Roberaldo Carvalho, as aulas são ministradas no Ctec, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 10h, e abordam assuntos de matemática do 5º a 9º ano do ensino fundamental. “Os alunos inscritos no programa são acompanhados durante todo o ensino médio e nos segundo e terceiro anos do programa eles terão aulas de diversas disciplinas”, frisou.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Além das aulas teóricas, as atividades do Paespe Jr. também incluem visitas técnicas, palestras, visitas aos diversos laboratórios da Ufal, visitas ao Aeroporto, ao Porto de Maceió, a Usina Ciência, ao Radar Meteorológico, ao Complexo Lagunar Mundaú-Manguaba e ao Canal do Sertão. Segundo Roberaldo, isso amplia o horizonte de conhecimento dos participantes. “Aos alunos do programa também são proporcionadas aulas de informática básica dando foco ao uso do Word, Excel e dicas para pesquisas na internet”, informou.

As inscrições para seleção do Paespe Jr. 2013 são feitas por meio do site: sites.google.com/site/paespejr