/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

PC reaparelha delegacias e terá unidade móvel no combate a homicídios

Por Assessoria 16/07/2013 21h09
Foto: Assessoria
As delegacias de polícia das cidades com maiores índices de homicídios em Alagoas serão reequipadas e passarão por um processo de modernização ainda este ano.

O projeto já em fase adiantada de licitação prevê a aquisição de viaturas, equipamentos de informática, mobília e até eletrodomésticos, tudo com o objetivo de oferecer as condições necessárias ao efetivo combate à criminalidade. Cada delegacia receberá pelo menos uma nova viatura, totalmente equipada.

Nesta segunda-feira (15), os delegados das cidades a serem beneficiadas estiveram reunidos, inicialmente com o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, e em seguida com o diretor Administrativo e de Finanças da instituição, Francisco Amorim Terceiro, quando foram discutidos detalhes do projeto.

Ao todo serão 12 cidades da região metropolitana e interior do Estado: São Miguel dos Campos, Marechal Deodoro, Rio Largo, Pilar, Coruripe, São José da Laje, Murici, Penedo, Arapiraca, União dos Palmares, Teotônio Vilela e Santana do Ipanema.

Em Maceió, a Delegacia de Homicídios receberá uma Unidade Móvel (delegacia móvel) com o objetivo de melhorar a investigação criminal e o processamento dos inquéritos policiais. Com essa unidade móvel será possível agilizar os levantamentos em locais de crime de homicídio, aumentando os percentuais de elucidação.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
“Na reunião com os delegados, informamos sobre os equipamentos que vamos adquirir para as unidades policiais, mas também detalhamos que serão estabelecidas metas a serem cumpridas em relação ao esclarecimento e à redução de índices de homicídios nas cidades beneficiadas”, afirmou o delegado Francisco Amorim Terceiro.

Ele revelou que os objetivos do projeto são estruturar as delegacias com equipamentos e mobiliários para melhorar o atendimento oferecido à população; dotar as equipes de investigação de instrumentos para qualificar as provas; aumentar os percentuais de elucidação e visitas aos locais de crime, além de reduzir o retorno de inquéritos para novas diligências.

O delegado-geral Paulo Cerqueira explicou que o projeto resulta de um convênio, entre a Polícia Civil de Alagoas e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Segundo ele, até meados deste segundo semestre os equipamentos adquiridos já estarão disponibilizados às delegacias para um atendimento adequado à população.

“Com isso, as nossas equipes poderão atuar com maior agilidade e rapidez na investigação e elucidação dos crimes, e assim ajudar na redução dos índices de homicídios em Alagoas – uma meta da gestão do secretário da Defesa Social, Dário César, e uma determinação do governador Teotonio Vilela Filho”, concluiu o delegado-geral.