/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Prefeita de Arapiraca vai lançar projeto Vida na Faixa na manhã desta sexta 19

Por Assessoria 18/07/2013 19h07
Foto: Assessoria
A prefeita de Arapiraca Célia Rocha (PTB) e o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Ricardo Teófilo, vão lançar na manhã desta sexta-feira (19), às 8h30, o projeto Vida na Faixa, na Praça Marques, Centro de Arapiraca.

As novas faixas de pedestre da cidade já receberam nova pintura. Elas foram revitalizadas e pintadas de vermelho e branco e foram bem aceitas pela população, que está respeitando esse dispositivo para a própria segurança.

A ideia é chamar atenção tanto do pedestre quanto do condutor de veículos. Além disso, estimulá-los a respeitarem a faixa e fazerem bom uso dessa sinalização horizontal.

Esse é o objetivo do projeto “Vida na Faixa”, determinado pela prefeita Célia Rocha como uma das ações de impacto realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT), nos projetos de educação para o trânsito.

O projeto “Vida na Faixa”, elaborado pela equipe do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), do órgão municipal, em parceria com a Coordenação de Comunicação da Prefeitura de Arapiraca, tem a proposta de conscientizar o motorista a respeitar a faixa de pedestre (parando o veículo para o pedestre atravessar a via) e ao cidadão ultrapassar a rua por cima da faixa com segurança.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Segundo o titular da SMTT, Ricardo Teófilo, a base do projeto é essa consciência de circulação urbana, um respeitando o outro e gerando a paz no trânsito. “É isso que queremos e esse projeto reúne ações conjuntas de engenharia, educação e fiscalização de trânsito”, apontou.

O projeto Vida na Faixa contempla, sobretudo, a mobilidade urbana, dando acesso nas vias às pessoas portadoras de necessidades especiais. Para isto, a SMTT também está construindo rampas de acesso, sinalizadas com pintura do símbolo da Placa Internacional de Cadeirante.

Cruzamentos de maior fluxo de pessoas

Com o slogan “Faixa de Pedestre: Quem você ama também passa por aqui! Arapiraca Respeita!”, o projeto “Vida na Faixa” vai utilizar os cruzamentos que possuem maior fluxo de pessoas no Centro da Cidade.

De início, 21 faixas já foram revitalizadas e pintadas de vermelho e branco, fazendo alusão à sinalização de regulamentação “Pare”, ou seja, “Parada Obrigatória” (R-1), que tem as mesmas cores e com isso conscientizará o condutor a parar diante da faixa no instante da passagem do pedestre.

Já receberam as novas cores as faixas de pedestre que ficam na Rua Estudante José de Oliveira Leite com a Avenida Rio Branco, na Praça Marques da Silva, onde será o lançamento do projeto.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
E, também, das ruas Estudante com Fernandes Lima; Praça Manoel André (em frente ao restaurante Jerimum), Rua São Francisco (em frente ao Hospital Regional de Arapiraca), entre outros pontos da cidade.

A SMTT através do Departamento de Trânsito (DT) e do Departamento de Educação para o Trânsito (DET) fez um levantamento fotográfico de toda a malha viária do Centro de Arapiraca para facilitar a execução do projeto.

“Acreditamos que campanhas educativas como esta possam conscientizar a população e os motoristas da cidade para termos um trânsito seguro e diminuir os índices de acidentes como os atropelamentos”, justificou Ricardo Teófilo.

Campanha nas ruas

Para fortalecer o lançamento do projeto, a Prefeitura de Arapiraca e a SMTT colocaram a campanha nas ruas em cinco outdoors distribuídos em pontos estratégicos da cidade, além de faixas aéreas nas principais ruas do Centro.

A ideia é alertar a população arapiraquense para que cada um faça a sua parte e contribua para um trânsito seguro. Também foram confeccionados panfletos, adesivos, sacolas de câmbio, camisas, entre outras peças de divulgação.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_04
Além das ruas, haverá divulgação nas escolas da rede pública municipal para estimular professores, pais e alunos a discutirem sobre a segurança no trânsito e a importância de respeitar a sinalização.