/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Governo federal destaca avanços do Brasil Mais Seguro em Alagoas

Por Assessoria 19/07/2013 18h06
Foto: Sidney Tenório
O Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), destacou, na edição desta quinta-feira (17) do Diário Oficial da União, as ações de segurança pública desenvolvidas em Alagoas desde a implantação do programa Brasil Mais Seguro, em junho de 2012. Os elogios foram feitos em processos para ampliação do programa para outros estados e para mais investimentos no combate à violência em Alagoas.

Ao firmar os pactos do Brasil Mais Seguro com os estados da Paraíba e o do Rio Grande do Norte, a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, destacou: “considerando os resultados do piloto do programa lançado no ano de 2012 em Alagoas”, ressaltando as reduções significativas nos índices de homicídios por grupos de 100 mil habitantes.

Os elogios ao Brasil Mais Seguro em Alagoas já haviam sido feitos pelo próprio ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, quando defendeu a ampliação do programa para os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte no Senado Federal.

“Nós tivemos um resultado extraordinário em Alagoas. Não só barrou a espiral do crescimento da violência, como caiu. No estado como um todo, mês a mês, oscila, numa queda de 10% a 15%, e na capital, Maceió – que junto com Arapiraca, era a cidade mais violenta de Alagoas –, caíram 20% os homicídios, portanto, uma situação que nos deixa feliz e nos mostra que o caminho que estamos seguindo é o correto”, frisou Cardozo.

Investimentos em inteligência

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Também fundamentado no sucesso do primeiro ano do Brasil Mais Seguro, a Senasp publicou portaria em que anuncia investimentos nos órgãos de inteligência da Polícia Civil do Estado de Alagoas.

“Constitui objeto dessa iniciativa a realização de parceria do governo federal com o Governo de Alagoas, visando a estruturação de unidades especializadas da Polícia Civil e da inteligência da Segurança Pública, com o objetivo de qualificar a investigação criminal relacionada aos crimes violentos letais e intencionais”, destaca a portaria assinada pela secretária nacional.

A proposta, que deverá ser apresentada pela Secretaria da Defesa Social, terá como ações o aparelhamento da Divisão Especial de Investigação e Capturas e o fortalecimento da Agência de Inteligência da Seds, além da implantação e núcleos de inteligência.