/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Zezito Guedes é aclamado como Patrimônio Vivo de Alagoas

Por Assessoria 20/08/2013 12h12
A arte de Zezito Guedes - Foto: Assessoria Prefeitura de Arapiraca
Guedes. O sobrenome que José Gomes Pereira, de 76 anos, não carrega é referência para todos os artistas de Arapiraca. “Zezito Guedes”, como é conhecido, se tornou o mais novo mestre do Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas, ao lado do escultor Pedrocas.

O Conselho Estadual de Cultura, no último dia 31, solicitou o registro, que foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na semana passada.

O nome de Zezito Guedes foi escolhido entre outros 31 nomes inscritos no edital 2013, selecionado pela diretoria Pró-Memória da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A divulgação foi feita no Diário Oficial do Estado (DOE) na quarta-feira (14).

A prefeita Célia Rocha (PTB), entendendo a sua importância para a cultura arapiraquense, determinou que fosse entregue uma menção honrosa ao mestre, em cerimônia que acontece nesta quinta-feira (22).

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) fará a homenagem no museu que recebe seu nome, no Centro da cidade.

O folclorista, escultor autodidata, historiador da cultura popular, escritor, poeta e membro-fundador da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala) realizou dezenas de mostras de arte nas cidades de Arapiraca, Marechal Deodoro, Maceió, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Aracaju, Recife, Ouro Preto-MG e até na Itália, quando acompanhou os ilustres Graciliano Ramos e Jorge de Lima.