/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

GRAND PRIX: Brasil vence Sérvia e se aproxima do nono título

Por Assessoria 31/08/2013 08h08
Foto: Assessoria
A seleção brasileira feminina de vôlei deu um grande passo para a conquista do nono título do Grand Prix. Neste SÁBADO (31.08), o Brasil venceu a Sérvia por 3 sets a 0 (27/25, 25/21 e 25/22), em 1h27 de jogo, no Hokkaido Prefectural Sports Center, em Sapporo, no Japão. Com o resultado, as atuais campeãs olímpicas garantiram, pelo menos, a medalha de prata. O time verde e amarelo lidera a fase final com 12 pontos e quatro vitórias.

O Brasil pode se sagrar campeão do Grand Prix ainda neste SÁBADO (31.08). Se a China perder o duelo com o Japão, que acontecerá às 7h10 de hoje, por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1, o título ficará com as brasileiras . Em caso de derrota por 3 sets a 2 ou vitória por qualquer placar, a decisão ficará para o DOMINGO (01.09).

O último desafio do Brasil pela fase final do Grand Prix será às 3h30 deste DOMINGO (01.09) contra a China. A TV Globo, o SporTV e o Esporte Interativo transmitirão ao vivo.

Na partida deste sábado brilhou a estrela da oposto Sheilla. A bicampeã olímpica foi a maior pontuadora do confronto com 19 acertos (15 de ataque e quatro de bloqueio) e ficou com o prêmio de melhor em quadra. As ponteiras Gabi, com 14, e Fernanda Garay, com 13, também pontuaram bem para o time verde e amarelo.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
A oposto Sheilla comentou a decisão do técnico da Sérvia, Terzic Zoran, de mexer no time titular e utilizar jogadoras que não vinham começando os jogos das europeias.

“Não esperávamos que a Sérvia jogasse com esse time, mas mesmo com a equipe reserva, as sérvias jogaram muito bem. O nível continuou alto. Nosso time está de parabéns. Conseguimos vencer mais um confronto por 3 sets a 0, o que é muito importante para a classificação final. O jogo com a China amanhã será a final do campeonato”, disse Sheilla, que pode conquistar neste domingo o seu quinto título do Grand Prix.

Para a levantadora Dani Lins, as brasileiras mantiveram a concentração ao longo de toda a partida contra a Sérvia.

“Demoramos um pouco a nos adaptar à equipe delas porque estudamos um outro time. No entanto, conseguimos nos concentrar e fizemos uma boa partida. Foi um jogo diferente, com bolas muito altas. Sabíamos que essa seria nossa primeira final e amanhã teremos uma outra com a China”, afirmou Dani Lins.

José Roberto Guimarães elogia atuação de Sheilla

O treinador José Roberto Guimarães chamou a atenção para o bom aproveitamento do bloqueio das brasileiras.

“Nosso plano de jogo era para o time titular, mas o Terzic (treinador da Sérvia) mudou tudo. Preparamos uma tática para outro jogo, mas essa foi a opção dele. O mais importante é que conseguimos ganhar. Sofremos do início ao fim, mas hoje gostei muito do nosso bloqueio. Fizemos 15 pontos deste fundamento. Agora, vamos pensar na China”, analisou José Roberto Guimarães, que ainda fez questão de elogiar a boa performance de Sheilla.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
“A Sheilla voltou a jogar bem. Ela teve que se virar em bolas difíceis. Nós precisávamos que ela voltasse a jogar mais solta e relaxada. Essa é a Sheilla que nós conhecemos”, disse o treinador tricampeão olímpico.

Sobre o jogo com a China, José Roberto Guimarães espera uma partida muito disputada, digna da final do Grand Prix.

“Vamos mudar de um jogo de bolas altas para uma partida de muita velocidade. A China está com uma ponteira jovem muito talentosa, a Zhu. Ela é mais jovem do que a Gabi e está fazendo um grande campeonato. A outra ponteira, a Hui, que é a capitã do time, também está bem. A China melhorou muito e está com bastante volume de jogo. Será um confronto extremamente difícil”, finalizou o técnico do Brasil.

O JOGO

A Sérvia começou melhor e fez 8/4. Bem no bloqueio, o Brasil empatou (9/9). As sérvias voltaram a crescer e foram para a segunda parada técnica com três de vantagem (16/13). Com Sheilla bem no ataque e no bloqueio, o time verde e amarelo virou o marcador (19/18). O set ficou disputado ponto a ponto. Depois de um grande levantamento de Dani Lins, o Brasil fechou a parcial por 27/25.

Com um ace da ponteira Fê Garay, o Brasil abriu quatro no início do segundo set (5/1). O bloqueio das brasileiras incomodou as sérvias e, foi com um ponto deste fundamento, que as atuais campeãs olímpicas fizeram 11/5. A Sérvia equilibrou a parcial, mas o time verde e amarelo seguiu na frente. Com um ponto de ataque de Gabi, as brasileiras selaram a vitória no segundo set por 25/21.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_04
A Sérvia veio para o terceiro set disposta a mudar o resultado do jogo e fez 8/5. As brasileiras fizeram quatro pontos seguidos e viraram o marcador (9/8). O set ficou disputado ponto a ponto. O Brasil foi para a segunda parada técnica com três de vantagem (16/13). O time verde e amarelo segurou a vantagem e venceu o set por 25/22 e o jogo por 3 sets a 0.

BRASIL – Dani Lins, Sheilla, Fê Garay, Gabi, Fabiana e Thaísa. Líbero – Fabi

Entraram – Michelle, Juciely e Monique

Técnico – José Roberto Guimarães

SÉRVIA – Bojana, Malesevic, Stefana, Nikolic, Bjelica e Ninkovic. Líbero – Jasna

Entrou – Molnar

Técnico – Terzic Zoran