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Prefeitura de Arapiraca oferece curso de Gestão Documental para os servidores
Visando a qualidade profissional de seus servidores. A Prefeitura de Arapiraca inicia nesta terça-feira (17), no auditório da Escola Municipal de Governo, cinco cursos de capacitação, com o foco voltado a gestão documental.
De acordo com a secretária Municipal de Administração e Recursos Humanos, Lúcia de Fátima, o objetivo da capacitação é habilitar os servidores da administração pública sobre questões que abrangem a gestão documental, assegurando o apoio às atividades na área de arquivo, desde a produção até a sua destinação final.
“Estamos visando a demanda extensa de documentos produzidos relativos à administração pública, buscando com isso a simplicidade e racionalidade dos procedimentos, assim como à preservação do patrimônio documental do município”, destacou a secretária Lúcia de Fátima.
Os cursos serão ministrados pelos facilitadores Geraldo da Silva Filho, coordenador do Arquivo Judiciário de Alagoas e ex-professor de Arquivologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e Gilderto Miguel Castelo Branco Araújo, supervisor do Arquivo Judiciário de Alagoas e especialista em Administração de Arquivos e Documentação pela Ufal.
Serão oferecidos os seguintes cursos:
Gestão Documental: conceito, produção, ciclo, arquivos e diagnósticos;
Legislação Arquivística: Constituição Federal de 1988, Política Nacional de Arquivos – Lei Federal n° 8.159 de 8 de janeiro de 1991;
Tabelas de Temporalidade Documental: Terminologia, Atos normativos, Comissão Permanente e Identificação da Massa Documental Acumulada;
Conservação Preventiva nos Acervos: Métodos de limpeza, produtos, cuidados e periodicidade;
Tecnologia da Informação: Conceito, Documento digital, Sistemas, Gerenciamento. Ferramentas e Case do Arquivo do poder Judiciário de Alagoas.
De acordo com a secretária Municipal de Administração e Recursos Humanos, Lúcia de Fátima, o objetivo da capacitação é habilitar os servidores da administração pública sobre questões que abrangem a gestão documental, assegurando o apoio às atividades na área de arquivo, desde a produção até a sua destinação final.
“Estamos visando a demanda extensa de documentos produzidos relativos à administração pública, buscando com isso a simplicidade e racionalidade dos procedimentos, assim como à preservação do patrimônio documental do município”, destacou a secretária Lúcia de Fátima.
Os cursos serão ministrados pelos facilitadores Geraldo da Silva Filho, coordenador do Arquivo Judiciário de Alagoas e ex-professor de Arquivologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e Gilderto Miguel Castelo Branco Araújo, supervisor do Arquivo Judiciário de Alagoas e especialista em Administração de Arquivos e Documentação pela Ufal.
Serão oferecidos os seguintes cursos:
Gestão Documental: conceito, produção, ciclo, arquivos e diagnósticos;
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Tabelas de Temporalidade Documental: Terminologia, Atos normativos, Comissão Permanente e Identificação da Massa Documental Acumulada;
Conservação Preventiva nos Acervos: Métodos de limpeza, produtos, cuidados e periodicidade;
Tecnologia da Informação: Conceito, Documento digital, Sistemas, Gerenciamento. Ferramentas e Case do Arquivo do poder Judiciário de Alagoas.
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