/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Grêmio empata com o Corinthians no Pacaembu e decide em casa

Por Assessoria 26/09/2013 10h10
Foto: José Patrício - ClicRBS - AE
Jogando com o regulamento embaixo do braço, o Grêmio entrou no Pacaembu para o primeiro tempo da decisão com o Corinthians por uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil. Experiente em mata-mata, o Tricolor tratou primeiro de não levar gol para decidir no segundo jogo, na Arena, diante do seu torcedor. E foi exatamente o que aconteceu. Bem postado dentro de campo, o time de Renato neutralizou o ímpeto ofensivo do Corinthians e garantiu o empate em zero a zero chegando vivo para o segundo confronto.

PRIMEIRO TEMPO:

O Grêmio entrou em campo com seu tradicional esquema modificado. Sem Saimon, que ficou de fora por conta de uma forte virose, o técnico Renato optou por colocar Vargas. A expectativa inicial era como o time iria se comportar dentro de campo.

A primeira chegada foi do Tricolor logo aos 4 minutos: Barcos tentou jogada individual pela esquerda, mas sofreu a marcação e a bola espirrou para Ramiro. Ele ajeitou e arriscou de longa distância. A bola passou rente ao poste direito de Cássio, que só olhou.

Essa seria a única conclusão da partida nos primeiros 20 minutos.

Ainda assim, apesar de jogar com o apoio de sua torcida e ter a posse de bola e o domínio das ações, o Corinthians apresentava dificuldade em vencer a boa marcação gremista.

Aos 23, o time paulista criou sua primeira boa oportunidade: Douglas cobrou falta da intermediária, pela direita, sobre a área gremista. Danilo se antecipou á zaga e desviou de cabeça. A bola já tinha passado por Dida, mas Rhodolfo se jogou e salvou para escanteio também de cabeça.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
O jogo seguiu tenso, com cara de decisão. Muitos lances ríspidos no meio campo e a disputa acirrada pela bola.

Aos 36 minutos, Emerson Sheike recebeu na intermediária, sem marcação. Ele girou, ajeitou e soltou uma bomba. Dida fez uma difícil defesa no centro do gol.

O atacante corintiano voltaria a levar perigo quatro minutos depois: a zaga afastou uma bola do campo de defesa pelo alto. Ela passou por todo mundo e caiu nos pés de Emerson Sheik, que entrou na área pela esquerda. O chute saiu forte, mas na rede pelo lado de fora, à direita de Dida.

O Grêmio ainda tentou chegar no minuto final com Alex Telles cobrando falta de muito longe. A bola passou com pouco perigo ao lado do poste esquerdo de Cássio.

Pelo que as duas equipes apresentaram nos primeiros 45 minutos, o empate sem gols acabou sendo o resultado justo.

SEGUNDO TEMPO:

O Grêmio retornou para etapa final sem modificações e precisou apenas de 2 minutos para criar sua melhor oportunidade na partida: Pará recuperou uma bola na direita afastada pela defesa paulista. Ele evoluiu e fez o cruzamento. A bola passou por todo mundo e caiu para Barcos, na esquerda. O Pirata dominou e chutou forte, por sobre o travessão de Cássio. Boa chegada!

O Tricolor até esboçou uma postura mais ofensiva nos minutos finais, mas, aos poucos, o Corinthians voltou a dominar as ações no meio campo pressionando o Grêmio contra seu próprio campo. Apesar deste domínio, foi o Grêmio que voltou a levar perigo.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
Aos 20 minutos, no contra-ataque, Kleber foi derrubado na frente da área. Vargas fez a cobrança em curva, no ângulo esquerdo. Cássio se esticou e fez uma grande defesa mandando para escanteio. Grande oportunidade do Tricolor.

Dois minutos depois, outra vez Vargas levando perigo. Ele pegou uma sobra na entrada da área e chutou rasteiro, no canto esquerdo. Desta vez Cássio segurou firme, sem dar rebote.

Grêmio era perigoso nos contra-ataques.

O jogo seguiu aberto, lá em cá.

Aos 33 minutos, Renato promoveu a primeira substituição no Grêmio colocando Paulinho no lugar de Vargas.

Três minutos depois, Elano entrou na vaga de Barcos.

Com a necessidade de buscar a vantagem no primeiro jogo, o Corinthians até tentou uma pressão final em busca do gol, mas o Grêmio soube segurar e garantir o empate.

No apito do árbitro, a decisão ficou para o próximo dia 23 de outubro, na Arena, quando as duas equipes voltam a se encontrar. Um novo empate sem gols leva a decisão para as penalidades.

Agora o foco volta para o Campeonato Brasileiro. No domingo, às 16h, o Tricolor enfrenta o São Paulo, no Morumbi.