/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |
Como o Facebook seleciona aquilo que mostra aos utilizadores?
O feed de notícias do Facebook tornou-se para muitos não apenas uma forma de se manterem a par da vida de amigos e conhecidos, mas também a maneira preferida de terem contacto com a actualidade.
Hoje, o site anunciou uma mudança no algoritmo que determina aquilo que cada utilizador vê, passando a fazer com que conteúdos antigos possam voltar a surgir – e anunciou que passará a dar explicações sobre todo este processo de hierarquização.
Tipicamente, de cada vez que alguém visita o Facebook, há 1500 publicações (de amigos, páginas, pessoas que o utilizador segue) que poderiam ser mostradas no feed, explicou o site (o número foi calculado com base numa amostra aleatória de sete mil utilizadores com actividade diária). Daquelas 1500, o Facebook selecciona cerca de 300, com base em vários critérios.
Entre os factores que o Facebook tem em consideração estão a interacção do utilizador no passado com aquele tipo de conteúdo; o número de comentários, partilhas e “gostos” que uma determinada publicação tem (e se esta interacção foi feita por “amigos” do utilizador); a frequência da interacção do utilizador com a pessoa ou página que fez a publicação; e ainda as eventuais denúncias por abuso e o número de pessoas que tenha optado por esconder aquele conteúdo.
Com a mudança no algoritmo agora anunciada, se um utilizador não descer na página o suficiente para ver um determinado conteúdo, este poderá reaparecer, caso seja particularmente popular. Nos testes feitos pela equipa do Facebook, antes da mudança, a generalidade das pessoas via 53% das publicações. Com a afinação (que não afecta a frequência com que os conteúdos pagos são exibidos), a fatia de conteúdos lidos passou para os 70%.
Hoje, o site anunciou uma mudança no algoritmo que determina aquilo que cada utilizador vê, passando a fazer com que conteúdos antigos possam voltar a surgir – e anunciou que passará a dar explicações sobre todo este processo de hierarquização.
Tipicamente, de cada vez que alguém visita o Facebook, há 1500 publicações (de amigos, páginas, pessoas que o utilizador segue) que poderiam ser mostradas no feed, explicou o site (o número foi calculado com base numa amostra aleatória de sete mil utilizadores com actividade diária). Daquelas 1500, o Facebook selecciona cerca de 300, com base em vários critérios.
Entre os factores que o Facebook tem em consideração estão a interacção do utilizador no passado com aquele tipo de conteúdo; o número de comentários, partilhas e “gostos” que uma determinada publicação tem (e se esta interacção foi feita por “amigos” do utilizador); a frequência da interacção do utilizador com a pessoa ou página que fez a publicação; e ainda as eventuais denúncias por abuso e o número de pessoas que tenha optado por esconder aquele conteúdo.
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Últimas Notícias
Oportunidades
Loja Mega Mania realiza a Black das Blacks com descontos imperdíveis e peças a partir de cinco centavos, em Arapiraca; assista
Polícia
Heróis de farda: Ação rápida da PM salva vida de recém-nascido que estava engasgado, em Arapiraca
Esporte
FAF atende recomendação do MPAL e define que partida entre CRB e Operário terá portões fechados
Brasil / Mundo
Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta, 29
Polícia
Suspeito de violência doméstica é preso com arma artesanal no Sertão de Alagoas
Vídeos mais vistos
TV JÁ É
Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
Geral
Morte em churrascaria de Arapiraca
TV JÁ É
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
TV JÁ É
40 anos de Vieira Distribuidor
TV JÁ É