/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Arapiraca vira polo cultural com nova edição do Palco Aberto

Por Assessoria 03/10/2013 19h07
Nesta sexta-feira (4), a cidade de Arapiraca torna-se, mais uma vez, o foco das atenções culturais da região. Acontece, a partir das 14h, em toda a extensão da Praça Luiz Pereira Lima, antiga "Praça da Prefeitura", a 3ª edição do Palco Aberto.

O renomado projeto traz para o Centro da cidade agrestina o "Corredor Cultural – Alagoas Viva" com apresentações de grupos de folguedos da terra e de municípios vizinhos, bandas, grupos circenses e de dança, artesanato, literatura e artes visuais.

Com o empenho da prefeita Célia Rocha (PTB), o evento pretende levar a cultura para crianças e jovens estudantes do município, que venham entrar em contato com realidades e identidades de outros locais, posto que grupos de Taquarana, Girau do Ponciano, Craíbas e São Sebastião fazem parte da programação (confira aqui).

Haverá investidas de teatro e cinema também, com apoio da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Algás. Diversos curtas-metragens como o premiado "O que lembro, tenho", do diretor arapiraquenses Rafhael Barbosa, estão elencados.

Bandas da terra também se apresentarão ao fim do evento, que segue até o fim da noite, todo ele gratuito. Já se apresentaram no Palco Aberto, que ocorre este ano em vários municípios, os artistas da terra Janu e os Matutos Urbanos, Gato Negro e Elaine Kundera.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Para a secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Tânia Santos, este será mais um meio de os alunos e os cidadãos arapiraquenses em geral conhecerem, vivenciarem e compartilharem as nossas artes. “Não só a nossa cultura, mas a de municípios vizinhos, já que Arapiraca é polo”, pontua.

Palco Aberto

O projeto Palco Aberto, que começou em 2004, tem como finalidade o incentivo à cultura, dando mote à criatividade, compromisso, produtividade e transformação do nosso povo.

Foram feitas quatro coletâneas, o “Alagoas Nossa Terra”, e distribuídas em 632 escolas da rede pública, com toda a história cultural de nosso estado.

“Temos justamente a lógica do 'conhecer para valorizar' desde 2010 e nosso intuito e foco é que os jovens tenham a ciência de que nosso estado é muito rico culturalmente”, diz Susie Cysneiros, uma das diretoras do Instituto Boibumbarte de Cultura, que realiza o projeto Palco Aberto.

Além de Arapiraca, o “Corredor Alagoas Viva” também está acontecendo, durante este mês, nas cidades de Penedo, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, União dos Palmares, Delmiro Gouveia, Maceió, Palmeira dos Índios e Viçosa.