/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Alagoas ganha 28 leitos de maternidade para o SUS

Por Agência Alagoas 05/10/2013 09h09
Governador Teotonio Vilela e diretor geral do Hospital do Açúcar, Edgar Antunes, conhecem novos leit - Foto: Neno Canuto
As gestantes alagoanas passam a contar, a partir da próxima segunda-feira (7), com mais 28 leitos instalados no Hospital do Açúcar, dedicados exclusivamente para parturientes vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). A solenidade de inauguração da nova unidade, que aconteceu nesta sexta-feira (4), marca mais uma ação do governador Teotonio Vilela Filho e do secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, visando qualificar a assistência materna e infantil, que resulta na queda da mortalidade infantil em Alagoas.

O Governo do Estado, por meio do Programa de Implementação da Rede Materno-infantil (Promater), em parceria com os governos federal e municipal, investiram R$ 1,5 milhão para a construção da nova maternidade, que tem o objetivo de equilibrar o serviço público no âmbito da obstetrícia, além de oferecer um ambiente confortável e humanizado às mães e aos bebês. Isso porque, a nova maternidade conta com enfermarias climatizadas, além de UTI e o centro cirúrgico modernos, que possuem leitos de retaguarda para as usuárias do SUS.

Ao encerrar uma semana intensa de ações na área de saúde, com a inauguração da maternidade, o governador Teotonio Vilela Filho destacou a importância de reabrir a unidade, que garante assistência completa às parturientes e aos neonatos. “O Hospital do Açúcar, unidade que tem história na cidade, vive um novo momento. E, com a parceria com os entes públicos federados, o Estado visa equilibrar as ações de saúde na área obstetrícia, oferecendo o cuidado que as alagoanas merecem no momento do parto”, discursou.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
O secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, esclareceu que a nova maternidade, que visa atender gestantes de médio e baixo risco, vai desafogar a Santa Mônica e o Hospital Universitário, responsáveis por partos de alto risco. “Ainda para ampliar o serviço destinado às gestantes alagoanas, o Estado vai ampliar os leitos das Maternidades Santo Antônio e Nossa Senhora de Fátima, garantindo a segurança à mulher, no momento do parto”, disse.

O único hospital filantrópico com uma maternidade exclusiva para as usuárias do SUS, segundo Edgar Antunes, diretor geral do Hospital do Açúcar, vai atender às gestantes que carecem de atenção à saúde. “Prestar um serviço àquelas que precisam e que estão prestes a gerar novas vidas foi o que nos motivou a concretizar essa parceria, que resultou num serviço que vai oferecer o melhor para as alagoanas”, declarou.

Também participaram da solenidade de abertura da maternidade, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira; o secretário municipal de Saúde de Maceió, Jaelson Gomes; o secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado; o deputado federal Alexandre Toledo e a secretária adjunta de Estado da Saúde, Silvana Medeiros Törres.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
Mortalidade infantil – E graças aos investimentos do Governo do Estado para garantir melhor assistência às gestantes e aos recém-nascidos, a mortalidade infantil em Alagoas vem sendo reduzida. No período de 2007 a 20012, houve uma queda de 36,13%, passando de 21.57 mortes para cada mil nascidos vivos para 15.19 para cada mil nascidos vivos.