/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Greve dos bancários 2013: saiba porquê é um grande erro!

Por Os Livros do Denir 06/10/2013 11h11
A cada greve dos bancários, faço um post. Virou moda já. A greve dos bancários é um grande erro para a categoria. Sim, os bancários estão no direito. Podem fazer greve. É direito deles. Isso todos devemos reconhecer. Mas…

Mas é um erro! Uma falha estratégica. Há muito tempo, acho que uns dois anos atrás, postei sobre isso. Eu disse que os bancos iriam terceirizar ainda mais os serviços com a tecnologia. E fizeram. A cada greve os bancos se utilizam mais dos correspondentes bancários. É só ir neles e pagar as contas. A fila é grande? É. Mas alguns correspondentes, em dias normais (sem greve), prestam um serviço até melhor que os próprios bancos.

Os bancários tem o direito de fazer greve, mas conseguir aumento assim, com estratégias comunistas… enfim não acho um bom caminho e não combina com o setor. Não estou dizendo que os bancários grevistas são comunistas, não é isso, mas vestir camisa vermelha e parar tudo, colando panfletos nos vidros dos bancos… sei lá… é direito dos bancários, mas…

Enfim, independentemente da opinião de cada um (respeito as contrárias), saibam de uma coisa, tenho certeza absoluta que o internet banking vai substituir ainda mais os bancários. Os correspondentes também. Já é possível em muitos bancos pagar as contas nos próprios caixas eletrônicos! Isso pra nós clientes é uma beleza!

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Na minha opinião, só sobrarão os gerentes e alguns poucos funcionários essenciais nos bancos. Hoje, sim, os caixas são essenciais e muito importantes, mas em um futuro próximo eu acho que os bancos só terão funcionários pra abrir contas, fazer financiamento, dentre outras funções específicas como manutenção, limpeza e segurança.

Creio que as instituições bancárias apenas irão terceirizar e automatizar mais os sistemas para os clientes. A cada greve, isso certamente só reforça o interesse dos acionistas dos bancos, de utilizar cada vez menos gente, pra que assim as greves afetem menos o funcionamento dos bancos. E isso significará menos emprego no setor bancário. Não tem volta.

Greve no setor bancário, na minha humilde opinião, é um erro, mas lembrando, é direito dos grevistas e respeito isso, apesar de que, como cliente, eu não goste nada da greve…