/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Alunos de escolas públicas de Arapiraca se preparam para o mercado de trabalho

Por Assessoria 15/10/2013 11h11
Foto: Assessoria
 Pela manhã, Jaqueline Lima, 17 anos, é aluna do 3º ano da Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa, em Arapiraca. À tarde, ela estuda informática na Unidade Integrada José Gomes Barbosa Sesi/Senai, no bairro Primavera.

O curso, oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Em Alagoas, cerca de 14 mil estudantes estão se preparando para o mercado de trabalho por meio do Pronatec. “Apesar do cansaço, procuro dar o máximo de mim para acompanhar o conteúdo do curso que é muito interessante”, afirma Jaqueline.

Inscrita no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Jaqueline estuda também para conseguir uma vaga numa universidade pública. Influenciada pelo curso do Pronatec, ela vai prestar vestibular para Ciências da Computação. É um curso concorrido, mas Jaqueline está confiante.

Orientação Profissional

Para Marta Lécia, professora de Logística da Unidade Integrada José Gomes Barbosa, além de preparar o aluno para o mercado de trabalho, o Pronatec ajuda a definir o campo de atuação do estudante. “A partir do curso, os alunos despertam para vida profissional”, observa.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Alana Katiele de Souza, 17 anos, aluna do 3º ano da Escola Estadual Rui Palmeira, entrou no curso de Logística sem saber direito do que se tratava. “Com as aulas fui me identificando com o curso e agora ninguém me segura, vou até o final”, garante.

Para Renata Ubelino, 17 anos, aluna da Escola Estadual Manoel Lúcio, o impacto com as aulas de eletroeletrônica foi ainda maior. “O curso é bom, mas a turma é quase toda masculina. No começo, pensei que não ia de adaptar, mas agora já estou bem ambientada”, afirma.

Bolsa de estudo

Além da preparação para o mercado de trabalho, os alunos do Pronatec têm direito a transporte escolar e recebem uma bolsa de estudo no valor de R$ 8,00 por dia de aula. Por mês dá para tirar até R$ 160,00, dependendo da frequência do aluno.

Em Alagoas, o Pronatec oferta 14 mil vagas distribuídas nos 244 cursos de diversos eixos educacionais, como construção civil, informática, saúde, gestão, logística, turismo, hotelaria e beleza. O programa do governo federal é coordenado pela SEE e tem entre os parceiros o Sesi/Senai, o Senac, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal).