/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Resumão das eliminatórias europeias para a Copa 2014

Por FIFA 15/10/2013 22h10
Foto: FIFA
A Europa já sabe bem a cara de seus representantes na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. Mais quatro participantes foram definidos na rodada desta terça-feira - a última da fase de grupos -, com Bósnia e Herzegovina, Rússia, Inglaterra e Espanha confirmando as primeiras posições de seus respectivos grupos.

Mas emoção mesmo houve na definição das oito equipes que não têm lugar garantido no Brasil 2014, mas continuam sonhando com a vaga por meio da repsescagem. São os oito melhores segundos colocados, que serão divididos em dois potes de quatro países cada de acordo com o Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola a ser divulgado nesta quinta-feira, dia 17. No dia 21, haverá os sorteios dos confrontos, que serão disputados em duas partidas: uma no dia 15, outra no dia 19 de novembro.

Sabe como funciona o cálculo do Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola?

Veja só como foi que as quatro vagas acabaram definidas e como Croácia, Grécia, Islândia, Portugal, Romênia, Suécia e Ucrânia se tornaram os oito classificados à repescagem:

Grupo F: Rússia mantém a ponta
A Rússia, grande rival de Portugal no Grupo F, sabia que só precisava de um empate em Baku para voltar ao grande torneio do futebol mundial, depois da última presença na Coreia do Sul/Japão em 2002. E foi mesmo isso que a equipe de Fabio Capello conseguiu.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
É verdade que Roman Shirokov ainda deu vantagem aos russos na primeira metade, mas Vagif Javadov empatou para os azeris em cima do apito final do árbitro. Nada que impedisse a festa da seleção de Leste, que bem pode agradecer aos pontos perdidos em casa por Portugal na fase de qualificação.

É que o empate cedido por Portugal frente a Israel, na última sexta-feira, acabou por ser determinante. Se não fossem esses dois pontos desperdiçados, a seleção das Quinas poderia ter festejado a classificação no Mundial , já que esta terça-feira venceu o Luxemburgo por 3 a 0.

Silvestre Varela, Nani e Hélder Postiga marcaram os golos frente ao Luxemburgo, em Coimbra, mas o triunfo não chegou para subir ao primeiro lugar do Grupo F. Assim, tal como para a Copa do Mundo da FIFA de 2010 e para o Campeonato da Europa de 2012, a seleção das Quinas vai ter de disputar o Play-off para chegar à maior competição desportiva do Mundo.

Grupo G: Festa bósnia fora de casa
A Bósnia e Herzegovina, precisamente o adversário que Portugal eliminou na repescagem para 2010, vai cumprir o sonho de disputar, pela primeira vez, uma Copa do Mundo da FIFA. Mas a festa bósnia não chegou sem sofrimento em Kaunas.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
Em igualdade pontual com a Grécia, mas com um melhor saldo de gols, a equipe ouviu as notícias de que os gregos venciam Liechtenstein e, por isso, só o triunfo na Lituânia interessava. E o herói da classificação foi Vedad Ibisevic, que aproveitou centro vindo da esquerda e garantiu o triunfo aos 23 minutos da segunda etapa. Um momento que vai ficar para a história da jovem nação.

A desilusão tocou então à equipe treinada pelo português Fernando Santos. A Grécia, campeã europeia em 2004, vai para a repescagem europeia, depois de Dimitrios Salpingidis e Georgios Karagounis terem garantido o triunfo frente a Liechtenstein.

Grupo H: A Inglaterra da hora H
Tudo o que a campanha inglesa nas eliminatórias tinha de opaca até este mês de outubro foi compensado de uma só vez. Após ter goleado Montenegro na sexta-feira, o English Team se mostrou decisivo em mais um duelo difícil: recebeu a Polônia em Wembley precisando vencer para não depender de resultado algum e não deu chances. Wayne Rooney abriu o placar e Steven Gerrard decretou o 2 a 0 que carimbou o passaporte do time de Roy Hodgson ao Brasil 2014. O segundo lugar, então, ficou com a Ucrânia, que se garantiu na repescagem ao atropelar San Marino: um 8 a 0 que teve hat-trick de Marko Devic.

Grupo I: O campeão voltou
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_04
Faltava ter certeza matemática, e agora enfim pode-se dizer com todas as letras o que era quase certo: a Espanha vai defender seu título mundial no Brasil em 2014. Com vitória por 2 a 0 sobre a Geórgia em Albacete, a Furia garantiu a primeira posição da chave. Igualmente esperada era a vaga da França nos playoffs como segunda colocada: Franck Ribéry Joona Toivio (contra) e Karim Benzema ratificaram a condição da França como uma das oito equipes classificadas à repescagem.

Grupo E: Surpresa islandesa
A Suíça já havia garantido seu lugar na Copa, mas tratou de ainda colaborar para outra vaga, bem surpreendente: é que, por terem vencido a Eslovênia por 1 a 0, os suíços ajudaram a Islândia a conseguir um lugar no playoff de novembro. Os islandeses ficaram num empate em 1 a 1 diante da Noruega e terminaram com dois pontos a mais do que os eslovenos.

Grupo D: Holandeses ajudam vaga romena
Outra vaga decidida para os playoffs com ajuda de uma equipe já classificada foi a da Romênia. A equipe fez sua parte ao bater a Estônia por 2 a 0 graças a dois gols de Ciprian Marica e, além disso, ainda se furtou de fazer contas ao ver a Turquia, em casa, cair diante da líder Holanda pelo mesmo placar – com gols de Arjen Robben e Wesley Sneijder. Com isso, de nada adiantou a vitória da Hungria por 2 a 0 sobre Andorra.

Grupo B: Goleada à toa
pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_05
Difícil, para a Dinamarca, se despedir da fase de grupos com uma goleada de 6 a 0 e, ainda assim, não se classificar sequer para os playoffs. Com dois gols de Daniel Agger, a equipe arrasou Malta e, diante da derrota da Bulgária para a República Tcheca, terminou em segundo lugar com 16 pontos – atrás apenas da Itália, que, já classificada, empatou em 2 a 2 com a Armênia. No entanto, ao se descontarem os pontos e gols conquistados diante do último colocado, justamente Malta, os dinamarqueses somam apenas 10 pontos: a pior marca entre os nove segundos colocados.

Grupo C: Sem definição; com gols
Os alemães já sabiam que iriam à Copa do Mundo da FIFA, e os suecos, que iriam à repescagem. Restou, então, para as duas melhores equipes da chave, disputarem uma partida sem pressão, mas com muita qualidade e, de novo, muitos gols – como havia sido o empate em 4 a 4 do primeiro turno. Acontece que, agora, a vantagem foi dos alemães, que contaram com um hat-trick do atacante Andre Schuerrle para marcar 5 a 3.

Grupo A: Já estava tudo certo
Também aqui não havia nada mais em jogo. E, enquanto os classificados belgas mantiveram sua boa campanha ao empatar com o País de Gales por 1 a 1, gols de Kevin De Bruyne e Aaron Ramsey, a Croácia vai ao playoff depois de uma derrota: caiu no Hampden Park, em Glasgow, diante da Escócia por 2 a 0.