/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Célia e Yale lançam programação do festival Viva Arapiraca

Por Assessoria 16/10/2013 18h06
Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (16), no Centro Administrativo Antônio Rocha, a prefeita Célia Rocha (PTB) e o vice Yale Fernandes (PMDB) deram o pontapé inicial nas comemorações dos 89 anos da cidade de Arapiraca, data a ser celebrada com a Emancipação Política no próximo dia 30 de outubro.

No encontro com jornalistas, repórteres de TV, radialistas, colunistas sociais e blogueiros de Arapiraca e do restante do estado, os gestores destacaram uma série de lançamentos e inaugurações que devem ocorrer ao longo mês.

Uma das investidas foi a divulgação da programação oficial do festival Viva Arapiraca, marcado para os dias 14, 15, 16 e 17 de novembro.

Na oportunidade, compuseram a mesa de lançamento do evento a prefeita Célia, o vice Yale, a secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) Tânia Santos, a coordenadoria de Assessoria de Comunicação (Ascom) Mônica Nunes e a vereadora Aurélia Fernandes (PMDB).

"Viva Arapiraca! Viva Nossa Senhora do Bom Conselho! Viva esta cidade pulgente, destas pessoas que acreditam nesse município e têm consciência de seu papel enquanto cidadão. Ela não é do governo municipal; Arapiraca é do povo", pontua Célia Rocha.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
A prefeita afirmou que este não é apenas um festival de música, sendo o "Viva", como é já chamado pelos frequentadores, um sentimento, um modo de externar os avanços em diversas instâncias como a Educação, o Desenvolvimento, a Economia e a Cultura.

"O Viva Arapiraca também, acima de tudo, é a promoção à nossa cultural local. É a inserção no nosso cronograma de shows os artistas da terra, dando-lhes visibilidade para que sejam notados lá fora por seus talentos", coloca a secretária Tânia Santos.

Edital

Segundo ela, um edital está para ser lançado na manhã desta quinta-feira (17), onde bandas de garagem de Arapiraca poderão se inscrever para figurar num dos palcos do Viva – ao todo serão quatro: Palco Perucaba, Palco Planetário, Palco Artesanato e Palco Praça da Prefeitura.

"Vão poder se inscrever grupos de pop, Rock N' Roll e Rock alternativo, desde que tenham boa parte de seu repertório voltado para material próprio, ou seja, músicas autorais", comenta, ressaltando que as inscrições podem ser feitas até o dia 25 de outubro, das 8h às 14h, na sede da Sectur, no Centro Administrativo.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
Haverá espaço também para apresentações de manifestações de nossa Cultura Popular Tradicional num destes palcos.

Após isto, o vice-prefeito Yale Fernandes, o grande idealizador deste projeto hoje conhecido em boa parte do Nordeste, inferiu que o Viva Arapiraca terá ainda mais espaço para artistas locais que já têm certa estrada na música.

"Gravaremos um CD e um DVD ao vivo em uma megaestrutura montada, a fim de evidenciar esses talentos que permeiam nossa cultura, fortalecendo-a no decorrer de todos esses anos. Os ensaios deles já começam nesta próxima segunda-feira [21]", adianta Fernandes.

Estão envolvidos neste projeto os cantores Lourenço, Zé Dulles, Dira Lino, Nelsinho Silveira, César Soares, Eribério, Marcelo Vieira, Jorginho, Paulinho Nunes e Elaine Kundera. Eles se apresentam no dia 14 de novembro, abrindo este que é considerado o maior festival de música do estado.

Enquete

O papel dos arapiraquenses foi fundamental na escolha das atrações de renome nacional. Medalhões do Rock foram cogitados, mas o apelo popular levou o Detonautas Roque Clube e Nando Reis para a cidade que mais cresce na Terra dos Marechais.

"Graças a este contato que fizemos por meio das redes sociais é que tivemos ciência da dimensão e do querer do arapiraquense em ter ao vivo bandas que tem bagagem, a exemplo da Pitty e O Rappa - este último, na verdade, só não veio por questões contratuais. No entanto, ficamos muito felizes com o cast", diz o vice-prefeito.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_04
Foi repassada a informação durante a coletiva que quem abrirá o show no dia 15 é o grupo alagoano Cachorro Urubu, com gradioso tributo a Raul Seixas, tendo na sequência os cariocas do Detonautas. No dia posterior, é a vez dos reggaeiros alagoanos da Vibrações comemorarem seus 15 anos de existência e resistência no Palco Perucaba, antes da atração principal, o ex-baixista e cantor dos Titãs, Nando Reis.

Yale Fernandes destacou também a parceria entre a prefeitura e os empreedimentos Residencial erucaba e Arapiraca Garden Shopping, que acreditam na força e dimensão do Viva Arapiraca.

Programação

Com uma programção pré-definida – ela só será divulgada em sua totalidade ao final dos trâmites do edital que selecionará as bandas da terra para tocar nos palcos alternativos –, a prefeita Célia Rocha exaltou o último dia do festival.

"O Viva Arapiraca tem um dia muito especial em suas edições, como em todos os anos. É um momento para louvar e agradecer a Deus por todas as conquistas diárias que recebemos e encaramos com coragem. Haverá uma missa campal com representantes religiosos e fiéis de todo o Agreste, envolvendo a cidade de Arapiraca com o amor cristão. Ao final da celebração eucarística, vai acontecer o show da banda 'Amor e Adoração', que fará uma belíssima apresentação", ressalta a prefeita.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_05
Este grupo musical tocou na ocasião em que o papa Francisco esteve no Rio de Janeiro, durante a Jornada Mundial da Juventude, em julho último.

Turismo

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo, Tânia Santos, os hotéis do município, que possuem mais de 2.100 leitos disponíveis, já foram orientados a melhorar suas instalações, pois, neste 2013, a previsão é que mais de 200 mil pessoas participem do Viva.

O festival contará com megaestrutura de som, palco, iluminação, câmeras de monitoramento, postos médicos e segurança. A última edição teve a presença de turistas de Alagoas e estados vizinhos nos quatro dias de festa, movimentando a economia da região.

Ao longo da programação dos 89 anos de aniversário de Arapiraca, há várias ações sociais a serem feitas e obras estruturantes, entregues, a exemplo da inauguração de duas bibliotecas digitais Arapiraquinhas, na Vila São José e Bananeiras, e da revitalização da pintura da Igreja Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho e das obras na Praça Deputado José Marques da Silva, ambas no Centro (confira as todas datas e entregas aqui).