/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Pelotão Mirim do 3°BPM lança campanha contra o trote em Arapiraca

Por Assessoria 21/10/2013 14h02
Um levantamento realizado pelo 3°BPM indicou que aproximadamente 80% das ligações que Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) recebe mensalmente são trotes, o que causa perda de tempo e atraso no atendimento de uma ligação com ocorrência real, colocando em xeque a eficiência do serviço da PM.

Pensando nisso, o 3°BPM, através dos alunos do Projeto Pelotão Mirim, lançou na manhã desta segunda-feira (21) a campanha "Seja inteligente, não passe trote", com o objetivo de conscientizar a população quanto ao uso indevido dos telefones de emergência como o 190 e 181.

Quarenta alunos do projeto passaram a manhã distribuindo panfletos com informações sobre os prejuízos causados diariamente à população pela prática do trote. A ação educativa foi realizada na Praça Marques da Silva, no Centro de Arapiraca, e também faz parte das comemorações em alusão ao aniversário de 31 anos do 3°BPM.

Nos próximos dias a campanha também será realizada nas escolas da rede municipal, onde haverá a distribuição de panfletos e de cartazes. “O principal foco da campanha será conscientizar as crianças e os adolescentes, pois as vozes infantis são responsáveis pela maioria desses telefonemas com comunicados de falsas emergências, que congestionam as linhas de atendimento do Copom”, disse o tenente-coronel Wellington Bittencourt, comandante do 3°BPM.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
O artigo 340 do Código Penal estabelece a punição aos que fazem trotes telefônicos para os serviços públicos, resultando na pena de um a seis meses de detenção, ou multa.