/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Ufal ganha sete novos cursos em 2014

Por Assessoria 24/10/2013 14h02
Foto: Gazetaweb.com
Mais oportunidades e maior inclusão. Essas são as novidades que a Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal de Alagoas (Prograd) reservou para quem deseja ingressar em 2014. Serão sete novos cursos presenciais de graduação, nas unidades de Maceió, Rio Largo e Penedo, com possibilidade de ofertar cerca de 250 vagas.

Os estudantes que farão as provas do Enem 2013 já poderão usar a nota para concorrer, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2014, às novas vagas que serão disponibilizadas nos cursos de Letras-Libra, Agroecologia, Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia Florestal, Engenharia de Produção, Ciências Biológicas (licenciatura) e Sistemas de Informação.

A Prograd ainda não definiu quantas vagas cada curso vai ofertar no segundo semestre de 2014, mas o pró-reitor Amauri Barros adiantou que, pelo menos, 5.450 estarão no edital do Sisu 2014. As vagas destinadas às cotas também vão ganhar um acréscimo. A Ufal vai passar de 25% para 30% de reserva de vagas para os próximos ingressantes do sistema Enem/Sisu que atendem aos critérios do sistema de cotas, relacionados à renda e etnia.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
O esforço da gestão, por meio do reitor Eurico Lôbo, da equipe da Pró-reitoria de Graduação e do MEC para a criação dos novos cursos da Ufal pode impactar ainda na estrutura física da instituição, já que o Ministério prevê que as unidades acadêmicas compostas por cinco cursos de graduação podem ser consideradas Campus. É o caso do Ceca e da unidade de Penedo, que atenderão, portando, à exigência do MEC.

“Ser Campus é o sonho de muitas unidades, porque ganha agilidade, a ligação fica direta com a reitoria e boa parte dos editais é específica por Campus, então você tem possibilidade de atrair projetos e investimentos, tem muito mais autonomia acadêmica e administrativa. Estes cursos chegam em boa hora e junto com os atuais, vão dar uma nova cara para a Universidade”, destacou o pró-reitor de graduação Amauri Barros.

Faculdade de Letras

A Faculdade de Letras (Fale), no Campus A.C. Simões, vai ganhar o curso de Letras com habilitação em Libras. A demanda pode contribuir com a formação de professores para atuar nas escolas do Ensino Básico que serão capacitados para atender alunos com necessidades especiais.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
“É um curso que faz parte da política inclusiva do MEC, temos grandes expectativas com a chegada dele na Ufal, porque vem com todo um aporte de investimento em recursos humanos e equipamentos. Em Alagoas são poucos professores de Libras formados para ensinar surdos, por exemplo. Mas também temos a pretensão de uma reserva de vagas para portadores de necessidades especiais, com provas específicas e acompanhamento para realizar esse curso. Para isso, nós precisamos de material apropriado, toda a estrutura de acessibilidade, computadores e impressoras especiais, além de tradutores e intérpretes à disposição”, destacou o pró-reitor de graduação Amauri Barros.

Centro de Ciências Agrárias

Em Rio Largo, o Centro de Ciências Agrárias (Ceca), também terá a estrutura da graduação reforçada com outros três cursos: Agroecologia, Engenharia de Energias Renováveis e, Engenharia Florestal. Todos, com turmas abertas já no segundo semestre de 2014. O pró-reitor Amauri Barros ressalta a importância destes cursos para a formação de alunos para atender as exigências mercadológicas que estão surgindo.

“Isso significa a abertura de novas oportunidades e a boa articulação entre mercado e academia. A área de Ciências Agrárias ainda tem muito espaço para crescimento. Um exemplo disso é a exigência legal a partir de 2016, que as usinas de cana de açúcar precisam trabalhar as colheitas mecanizadas, com isso, as áreas de relevo acentuado terão a cana substituída por outras colheitas, devido a dificuldade do acesso das máquinas. Além disso, sabemos que agricultura familiar e novas fontes de energia limpa são políticas de governo. A expectativa é de uma grande mudança de cenário, que será estudada nos novos cursos do Ceca.”, indicou Amauri.

Penedo

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_04
Os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e bacharelado em Sistemas de Informação foram escolhidos para a Unidade Acadêmica de Penedo, ligada ao Campus Arapiraca, onde, atualmente, oferece os cursos de Turismo e Engenharia de Pesca.

De acordo com Amauri Barros, o eixo de gestão será muito bem representado com essas graduações que chegam para somar à região. “A modalidade à distância de Sistemas de Informação já é a mais concorrida da Ufal e, agora, o curso presencial é uma excelente oportunidade para gestores”, disse.

A região do entorno à cidade de Penedo vai ser beneficiada também com o curso de Engenharia de Produção, que tem início previsto para 2014. A localização é favorável pela proximidade com cidades de médio porte de Alagoas e do estado vizinho, Sergipe, além do crescimento esperado com a implantação do Estaleiro EISA.