/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Nova adutora vai levar água para mais oito cidades

Por Agência Alagoas 04/11/2013 17h05
Governador Teotonio Vilela observa planta da obra que ampliará oferta de água para sertanejos - Foto: Lula Castello Branco
A água que corre pelo Canal do Sertão vai chegar agora a mais oito cidades de Alagoas. Na manhã desta segunda-feira (4), o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, assinou a ordem de serviço para implantar a nova adutora do Alto Sertão, que vai interligar o canal a municípios que hoje são abastecidos em sistema de rodízio: Delmiro Gouveia, Pariconha, Inhapi, Canapi, Água Branca, Olho D’Água do Casado, Mata Grande e Piranhas.

Ao lado do governador Teotonio Vilela Filho e do secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, o ministro também autorizou a instalação de sete comportas ao longo dos primeiros 65 quilômetros em operação no Canal do Sertão. Os investimentos nas obras são de cerca de R$ 100 milhões.

Em entrevista à imprensa no município de Delmiro Gouveia, Francisco Teixeira ressaltou que Alagoas é um dos estados que mais recebem investimentos federais para obras de infraestrutura hídrica. \"O governo federal vem investindo cerca de R$ 2,4 bilhões em obras hídricas do estado. O Canal do Sertão é a maior delas e passará a ter uma funcionalidade maior com as adutoras interligadas\", disse Teixeira.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
O governador Teotonio Vilela Filho lembrou que a água no sertão alagoano já é uma realidade com o canal. “Hoje o canal já facilita o abastecimento dos carros-pipas e permite a agricultura em pequenas propriedades. A preocupação do governo agora é em levar água para a casa de quem mora na cidade e no campo\", garantiu Vilela.

Água no semiárido


Já o secretário Marco Fireman destacou que o governo alagoano vai levar água, por meio do canal e de novas adutoras, para um milhão de alagoanos que moram no semiárido. Além do Alto Sertão, Fireman citou outras obras como fundamentais para atingir o objetivo.

“Queremos acabar com o sistema de rodízio e garantir água continuamente nas torneiras dos alagoanos do semiárido. Já temos mais de 27 Km implantados na adutora do Agreste, vamos iniciar a adutora do Alto Sertão e em breve a da Bacia Leiteira”, enumerou o secretário da Infraestrutura.

O senador Benedito de Lira participou do evento e, à imprensa, destacou o empenho do governo de Alagoas para garantir água para o consumo humano.

A obra

Castigado pela seca e pela falta de água para a população, o Semiárido alagoano vai receber novas grandes obras que darão fim ao sistema de abastecimento por rodízio na região. Uma delas é a interligação da adutora do Alto Sertão ao Canal do Sertão, que vai transportar água do canal para oito municípios sertanejos, por meio de 247 quilômetros de tubulações.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
Os municípios atendidos pela obra são: Delmiro Gouveia, Pariconha, Inhapi, Canapi, Água Branca, Olho D’Água do Casado, Mata Grande e Piranhas. Além da nova adutora, a obra prevê a construção de uma estação de tratamento de água, estações elevatórias e novos reservatórios.

A obra, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), compreende a inversão de fluxo, ampliação e melhorias do Sistema Adutor do Alto Sertão de Alagoas, a partir da interligação com o Canal Adutor do Sertão Alagoano.

Também participaram do evento o prefeito de Delmiro Gouveia, Luís Carlos Costa (Lula Cabeleira), os deputados estaduais Inácio Loiola, Ronaldo Medeiros e Gilvan Barros, os secretários estaduais Napoleão Casado (Meio Ambiente) e José Marinho (Agricultura), o presidente da Casal, Álvaro Menezes, e o secretário adjunto de Projetos Especiais da Seinfra, Alzir Lima.