/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Presos da Delegacia de Penedo são transferidos para novo presídio do Agreste

Por Redação com boa informação 02/12/2013 00h12 - Atualizado em 16/11/2023 09h09

A Secretaria de Estado da Defasa Social (Seds) montou uma grande operação na manhã desta segunda-feira (2), para transferir 70 detentos da 7ª Delegacia Regional de Penedo para o Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano.

A operação mobilizou aproximadamente 60 homens, dentre eles agentes da Superintendência Geral do Sistema Prisional (SGAP) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Policia Militar. Os custodiados foram transferidos em oito vans, que tiveram a cobertura de quatro viaturas do Bope, quatro de escolta e um helicóptero

Todos os detentos tiveram que raspar o cabelo ainda na delegacia de Penedo. Para isso, foram chamados dois barbeiros e um auxiliar para que os presos se enquadrassem às normas da nova penitenciária. Eles também foram obrigados a vestir o uniforme prisional.

Prisões aconteceram na mesma hora da operação

Enquanto isso, no lado de fora, um lavador de carros identificado como José Orlando dos Santos, vulgo Ioiô, tentou burlar o cerco policial e foi detido por desacato autoridade. Já Rafael dos Santos, 22 anos, irmão de um detento, foi acusado de jogar um paralepípado no vidro de uma viatura da Polícia Civil, e também foi preso por danos ao patrimônio público.

O Secretário de Defesa Social, Dário César, chegou à Penedo em um helicóptero da SEDS para acompanhar toda a operação. Ele reafirmou o compromisso com a cidade de Penedo no sentido de melhorar as condições de trabalho dos agentes da Polícia Civil. 

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02

Dezenas de familiares dos presos, além de curiosos, se aglomeraram ao redor do cerco policial. Eles se surpreenderam com a transferência dos presos, já que não foram avisados.

Uma idosa ao saber da transferência de um parente preso passou mal e desmaiou na calçada, ela foi atendida por uma equipe do Corpo de Bombeiros e foi encaminhada para Unidade de Pronto Atendimento.