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Câmara aprova exigência de semáforo em alerta na madrugada
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta sexta-feira (6) o Projeto de Lei 4380/12, do deputado Ângelo Agnolin (PDT-TO) que torna obrigatório o funcionamento dos semáforos, entre meia-noite e 5 horas, em sistema de alerta.
No sistema de alerta a luz amarela deve ficar piscante, exceto em semáforos posicionados em locais cujo fluxo de veículos e pedestres justifique o funcionamento padrão. Nestes casos, deverá haver decisão fundamentada da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via.
Como já havia sido aprovado pela Comissão de Viação e Transportes e tramita de forma conclusiva, o projeto segue agora para o Senado, a menos que seja apresentado recurso para votação pelo Plenário da Câmara.
O relator na comissão, deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), defendeu a aprovação da proposta.
Segundo ele, “o projeto trará mais segurança para os motoristas, tanto no aspecto do trânsito, evitando colisões, quanto no que diz respeito à segurança pessoal, uma vez que não se tornarão mais alvos fáceis de assaltantes quando parados no sinal vermelho”.
Ainda conforme o projeto, a autoridade de trânsito local poderá estabelecer outros horários para o início e término do sinal amarelo intermitente, conforme a característica do local.
Para garantir o correto funcionamento da sinalização, o texto determina a colocação do sinal “Dê a preferência” na via secundária dos cruzamentos.
No sistema de alerta a luz amarela deve ficar piscante, exceto em semáforos posicionados em locais cujo fluxo de veículos e pedestres justifique o funcionamento padrão. Nestes casos, deverá haver decisão fundamentada da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via.
Como já havia sido aprovado pela Comissão de Viação e Transportes e tramita de forma conclusiva, o projeto segue agora para o Senado, a menos que seja apresentado recurso para votação pelo Plenário da Câmara.
O relator na comissão, deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), defendeu a aprovação da proposta.
Segundo ele, “o projeto trará mais segurança para os motoristas, tanto no aspecto do trânsito, evitando colisões, quanto no que diz respeito à segurança pessoal, uma vez que não se tornarão mais alvos fáceis de assaltantes quando parados no sinal vermelho”.
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Para garantir o correto funcionamento da sinalização, o texto determina a colocação do sinal “Dê a preferência” na via secundária dos cruzamentos.
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