/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Estado reforça combate a assaltos em coletivos

Por Redação com Agência Alagoas 09/01/2014 10h10
Policiamento será reforçado para coibir assaltos a ônibus em Alagoas - Foto: Internet
Impedir a circulação de dinheiro dentro dos coletivos e agilizar as investigações para desbaratar as quadrilhas especializadas em assaltos a ônibus. Essas serão algumas das ações do Governo de Alagoas no combate à onda de ataques aos coletivos em Maceió e que ganhará reforço este ano com a implantação, já em curso, do sistema de bilhetagem eletrônica e a ampliação do número de policiais que atuam no 9º Distrito Policial da Capital (9º DP), que trabalham especificamente na prevenção e investigação desse tipo de crime.

Para o ano de 2014, o delegado titular da delegacia especializada, Nivaldo Aleixo, adiantou que a unidade receberá reforço no seu efetivo após a formatura da turma de concluintes da academia de polícia, prevista para ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.
Segundo Aleixo, desde que a delegacia passou a cuidar da segurança dos transportes urbanos em setembro do último ano, mais da metade dos casos foi elucidada e várias quadrilhas desarticuladas.

“Todas as ações empreendidas pelo 9º DP vão ser intensificadas após a formatura. Já conseguimos desbaratar quadrilhas como a da falsa grávida, que era responsável por vários casos dentro da capital. Com o reforço no efetivo, vamos poder ampliar as redes de investigações e trabalhar mais efetivamente na segurança preventiva dentro dos coletivos”, afirmou o delegado.

Bilhetagem Eletrônica

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Nos próximos meses, os ônibus de Maceió passarão por um período de testes com o novo sistema de bilhetagem eletrônica, que tem como objetivo extinguir a circulação de dinheiro dentro dos coletivos. A medida de segurança é considerada indispensável para um melhor funcionamento do transporte urbano na capital.

O novo sistema propõe a utilização de um cartão eletrônico como única forma de acesso ao coletivo, diferente do atual, que permite o pagamento da passagem também em dinheiro.

A proposta da adesão das empresas do setor rodoviário ao novo sistema foi bem avaliada pelo Sindicato dos Transportes Urbanos (Sinturb), em encontro realizado com representantes da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) no mês de dezembro do ano passado.