/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Serra pelada estreia nesta terça-feira na Globo

Por Diário de Pernambuco 20/01/2014 20h08
Foto: Diário de Pernambuco
Sempre que filmes brasileiros que não “funcionam” no circuito de exibição (com renda e público aquém do esperado) e são transformados em minissérie para a TV, os realizadores prometem surpreender. Raramente dá certo. Caso recente é o da minissérie O tempo e o vento, exibida pela Globo em três capítulos, que marcou média de 22 pontos no Ibope. O longa-metragem homônimo levou 710.098 espectadores aos cinemas no ano passado.

Agora é a vez de Serra Pelada, que estreia nesta terça-feira, em quatro episódios, também na Globo, às 23h25, logo depois do Big brother Brasil 14. Desta vez, a promessa pode se cumprir, por uma série de fatores. E o prenúncio vem logo na apresentação, que traz uma das mais belas cenas do filme (que teve 396.569 espectadores), já em ângulo diferenciado.

Há também o fato do diretor Heitor Dhalia ser cria da publicidade, o que aproxima sua técnica da televisiva. E que se amplia em ares de superprodução, sem em nenhum momento trocar a grandeza da imagem pela construção delicada e firme da personalidade e da história das personagens. O diretor parte do “menor” (o garimpeiro) para o maior (a história de ganância que destruiu o garimpo, adoeceu e corrompeu pessoas e marcou os anos 1980 no Brasil).