/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Cavaleiros iniciam trajeto até Arapiraca com imagem da padroeira

Por Assessoria 01/02/2014 14h02
Foto: Assessoria
E deu-se o início à 12ª Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho, na tarde desta sexta-feira (31). Após celebração religiosa realizada na igreja que leva o nome da santa, na cidade de Bom Conselho-PE.

Ministrada pelo padre Antenor e concelebrada pelo pároco de Arapiraca, Murilo dos Santos, a missa foi em ação de graças à padroeira de nossa cidade.

Com a presença da prefeita Célia Rocha (PTB), do vice Yale Fernandes (PMDB) e de seu secretariado, a mensagem foi passada com muita emoção. “Fazei o que meu filho Lhes disser”, destaca o padre Antenor, citando trecho dito por Maria Nossa Mãe nas Bodas de Caná para os filhos de Deus.

“E nós nos sentimos assim, acolhidos e seguindo o conselho de Nossa Senhora. É a primeira vez que venho a esta cerimônia e visito esta cidade, a qual tem elo direto com Arapiraca. Estou imensamente feliz por estar aqui e sentir o amor de Cristo Salvador sobre todos nós”, comenta a prefeita Célia Rocha. 



“Boa cavalgada e que Maria os guie, os conduza à nossa abençoada terra. Este momento é puramente de vocês, para reflexão”, acrescenta ela, enfatizando o fato de que os mais de 170 cavaleiros e amazonas chegarão a Arapiraca no próximo domingo (2), com a réplica da imagem da santa, a refazer o percurso feito pelo fundador Manoel André, em 1884.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Todos assistiram ao final da missa e rezaram juntos a oração de Nossa Senhora do Bom Conselho do lado de fora, já montados em seus cavalos. “Isso aqui para nós não é momento de diversão, mas de reflexão, de penitência, já que muita gente aqui está com certa idade. Mas tudo vale a pena pela padroeira de nossa Arapiraca, sobretudo, como somos recebidos pelos povoados e municípios por onde passamos levando o nome e a imagem da santa até seu destino”, diz Sérgio Murilo, um dos fundadores da Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho.

“Agradecemos à prefeita Célia Rocha pelo apoio que sempre nos tem dado. Vamos repassar aos nossos filhos esta tradição”, conta o presidente da Acesa, Benedito Lourenço.

Agora, os cavaleiros seguem para Rainha Isabel-PE, passando pelo distrito de Rua Nova, em Quebrangulo, pela Serra das Pias, em Palmeira dos Índios, a cidade de Igaci e, enfim, Arapiraca, onde Nossa Senhora será conduzida até o altar para realização de missa solene, tendo à frente o bispo diocesano dom Valério Brêda, neste domingo (veja restante da programação aqui).



Representando o prefeito de Bom Conselho-PE, Dannilo Godoy (PSDB), o secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Eduardo Cavalcante, comentou que a administração está à disposição na acolhida dos arapiraquenses todos os anos. “Que a nossa padroeira, que é a de vocês também, possa iluminar seu povo, porque somos todos irmãos”, coloca.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
A igreja onde foi realizada a missa está num complexo onde há uma escola com os ensinos Infantil, Fundamental e Médio, o Convento São Fidélis de Sigmaringa e a Residência dos Missionários Capuchinhos.

Na cidade pernambucana, a Festa da Padroeira acontece entre os dias 17 e 26 de abril, todos os anos. Esta é a primeira igreja erguida na região, com o aval do frei Caetano de Messina, em 1853.

“Eu sou daqui de Bom Conselho e é a primeira vez que acompanho esse ato de fé de vocês, arapiraquenses. Que Nossa Senhora os cubra com muita luz, sem cessar”, conclui a aposentada Maria do Carmo Malaquias, de 64 anos.

Estavam presentes também na cerimônia e no início do cortejo pelas ruas, o ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, o deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB), vereadores, empresários e fiéis arapiraquenses em geral.