/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Trânsito no Carnaval: Sesau inicia ações educativas a partir desta segunda

Por Assessoria 17/02/2014 19h07
Foto: Assessoria
Com o objetivo de mobilizar a sociedade para o cuidado e respeito às leis de trânsito durante o período de carnaval, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) inicia na segunda-feira (17) uma série de ações em Alagoas. A programação prevê atividades educativas em pontos estratégicos, além de blitz para conscientização da população sobre os cuidados no trânsito em Maceió e nas cidades do interior.

Na segunda-feira (17), as ações serão realizadas em Maceió com a distribuição de material educativo e exibição de vídeos para os funcionários da Empresa Tomé Ferrostaal, localizada no Porto de Maceió. No interior, técnicos da Sesau irão realizar palestras educativas para motociclistas, educadores e população em geral nos municípios de Feira Grande, no dia 26, São Sebastião (26) e em Paulo Jacinto no dia 27.

Já no dia 28, acontecem blitze educativas nas cidades de Barra de São Miguel, Paripueira e Marechal Deodoro. “O Brasil é o 5º País do mundo em número de acidentes de trânsito. Para mudar esta realidade, que afeta a todos, o projeto pretende produzir mudanças importantes na atitude dos motoristas, visando construir um trânsito mais humano e seguro para todos”, evidenciou Eloy Yanes.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Número de acidentes - De acordo com dados do Hospital Geral do Estado (HGE) em 2011 foram notificados 10.240 acidentes de trânsito. Em 2012 foram registradas 11.533 ocorrências, sendo 79 durante o período do carnaval. Já em 2013 foram atendidos 11.026 pessoas vítimas de trânsito, sendo notificadas 148 ocorrências durante o Carnaval e 75 envolvendo motos.

“Quase metade do total de internações hospitalares em decorrência de acidentes de trânsito envolve motociclistas, por isso iremos aumentar as ações para esse público”, explicou o coordenador do Comitê Estadual de Trânsito, Eloy Yanes, destacando a importância das campanhas educativas para orientar os motoristas sobre o perigo de dirigir alcoolizado.

“É importante que as pessoas busquem alternativas para evitar acidentes de trânsitos para garantir segurança a todos, como passar a chave do veículo para alguém que não ingeriu bebida alcoólica, pegar um táxi ou até mesmo andar de ônibus”, orienta Yanes, ressaltando que o carnaval é um período de alegria e diversão, portanto, não combina com o sofrimento decorrente dos acidentes trágicos.