/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Geraldo Magela é empossado como membro do Conselho Estadual de Segurança Pública

Por Assessoria 18/02/2014 20h08
Foto: Assessoria
Trabalhar na busca de medidas que possam minimizar os índices de violência no município de Arapiraca e na região do Agreste. Esse foi o compromisso assumido pelo procurador de Justiça Geraldo Magela, coordenador do 2º Centro de Apoio Administrativo do Ministério Público Estadual de Alagoas, que, nessa segunda-feira (17), tomou acento no Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg). A posse ocorreu no fórum Desembargador João Oliveira e Silva, localizado no bairro Santa Edwirgens, em Arapiraca.

“Vamos tentar buscar o caminho das pedras para conseguir encontrar as alternativas necessárias à diminuição dos números de criminalidade em Arapiraca. Eu trabalho no Ministério Público há tantos anos e, mesmo assim, meu entusiasmo é como o do primeiro dia. Assim também quero agir dentro do Conseg. Temos que ouvir os reclames da população, sugerir medidas e acompanhar o andamento delas, sempre discutindo com os órgãos da segurança pública o que é possível de se fazer. Amamos Arapiraca e queremos o melhor para essa terra e seus moradores. Se 70% dos crimes cometidos no mundo estão na América Latina e o Brasil ocupa, infelizmente, um espaço considerável nesse bolo, temos que unir esforços para combatê-los”, disse Geraldo Magela, durante o seu discurso.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
“Quem não gosta do Ministério Público são os fora-da-lei, aquelas pessoas que gostam de transgredir as regras. O procurador de Justiça Geraldo Magela, além de um amigo, é um profissional vocacionado, cujos ideais permanecem juvenis e, portanto, vai trabalhar, dentro do Conselho de Segurança, para combater os ilícitos, da mesma forma que age dentro do Ministério Público. Sua escolha para o Colegiado demonstra o prestígio que ele tem dentro de Arapiraca e região. Temos orgulho de cedê-lo ao Conselho. A ética lhe domina e é Alagoas quem ganha com a sua indicação”, destacou o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá.

E o reconhecimento ao trabalho de Magela continuou os discursos que se seguiram. “O procurador Geraldo Magela é um dos filhos mais ilustres do Ministério Público e, também, da cidade de Arapiraca. Há mais de 40 anos ele decidiu adotar esse município por moradia, demonstrando seu amor por essa terra. Sua personalidade altruísta e sua vontade de ajudar ao próximo servirão para ajudar o Conselho na busca pela paz”, afirmou o promotor Alfredo Gaspar de Mendonça, coordenador do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas do MPE/AL.

Prefeitura se diz representada no Conseg

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
A prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, declarou que, a partir dessa segunda-feira, o Poder Executivo da cidade vai se sentir parte do Conselho. “É como se cada cidadão arapiraquense fizesse parte do Conseg. Sabemos do compromisso do procurador de Justiça Geraldo Magela em tudo aquilo que ele se propõe a fazer, então, temos certeza que o índice de violência em nosso município será minorado num curto espaço de tempo. A voz dele levará o nosso clamor ao Conselho. E, desde já, pedimos para que os órgãos da segurança pública estudem a viabilidade de aumentarem o efetivo de policiais civis e militares para cá, que tenhamos o regime semi-aberto para reeducandos, uma delegacia da mulher e um instituto de criminalística”, reivindicou.

O procurador de Justiça Eduardo Tavares, que atualmente exerce o cargo de secretário de Estado da Defesa Social, assumiu o compromisso de analisar todos os pedidos feitos pela prefeita e já adiantou que alguns deles, inclusive, estão próximos de sair do papel. “Só de PM's serão mais 200 para essa região, inclusive, estamos estudando a possibilidade da criação de um novo batalhão para a cidade. Uma delegacia da mulher também será inaugurada ainda este ano, assim como uma unidade da perícia. Conseguimos colocar um fim na crise que existia entre as instituições que compõe o aparelho da Defesa Social em Alagoas e, hoje, temos homens mais motivados para trabalhar. Então, nossos projetos serão executados com êxito. E, a partir de agora, mais ainda com a chegada do colega Geraldo Magela ao Conselho. Com sua sabedoria e inteligência, certamente ele não vai transgredir e trabalhará para trazer o bem para Arapiraca e cidades vizinhas”, argumentou ele.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_04
O presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública, magistrado Maurício Breda, encerrou a reunião extraordinária da entidade. “Com a chegada do procurador Geraldo Magela a este Colegiado, ganha Arapiraca e ganha o Conseg. Com a ajuda dele vamos continuar deliberando e fiscalizando as ações do âmbito da Defesa Social”, afirmou.

A solenidade de posse foi bastante prestigiada. Além das autoridades já citadas acima, também compareceram ao fórum Desembargador João Oliveira e Silva o corregedor-geral do MPE/AL, Márcio Roberto Tenório, o corregedor-geral substituto, Vicente Felix Correia, os procuradores de Justiça Dilmar Lopes Camerino e Paulo Roberto dos Anjos, os promotores de Justiça Válter Omena Acioly, Napoleão Amaral Franco, Saulo Ventura de Holanda, Maurício Amaral Wanderley, Luiz Albuquerque Medeiros, Alberto Tenório Vieira, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcus Aurélio Pinheiro, o delegado-geral da Polícia Civil, Carlos Alberto Reis, o juiz diretor do fórum, Giovane Jatobá e representantes de todas as instituições que compõem o Conseg.