/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Corinthians 2-3 São Paulo pode ter sido o último no Pacaembu

Por Vavel 11/03/2014 18h06
Foto: Rubens Chiri/ São Paulo FC
Corinthians e São Paulo fizeram um clássico incrível no último domingo (16), no Pacaembu. Com muita movimentação, o Tricolor venceu por 3 a 2 e deixou o rival em situação complicada no Campeonato Paulista de 2014. No entanto, muitos torcedores saíram do Paulo Machado de Carvalho com o coração partido.

A partida pode ter sido a última entre as duas equipes no estádio, pois a Arena Corinthians, em Itaquera, está sendo construída.

É verdade que os que saíram com o pensamento de que 'nunca mais voltarão ao Pacaembu para assistir a um Majestoso' foram os mais saudosos, aqueles que viram Geraldão fechar o placar no Paulistão de 77, ou os que viram Muller fazer o gol em cima de Tonho no Brasileirão de 85.

No entanto, há possibilidades desta não ter sido a última partida no Pacaembu. A diretoria do São Paulo tenta colocar cobertura no Estádio do Morumbi e, se isto acontecer, há grandes chances de Corinthians e São Paulo se enfrentarem mais uma vez no Municipal. Porém, a cobertura ainda não saiu do papel.

Em 2005, São Paulo massacrou Corinthians no Pacaembu

As duas equipes se enfrentaram 133 vezes no Pacaembu, com 50 vitórias do Timão, 35 empates e 48 vitórias do Tricolor. Apesar de terem feitos bons jogos em um passado distante, os que mais marcaram a todos os torcedores foram recentes: 2005 e 2011.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Campeão do Paulistão, Libertadores e Mundial, o São Paulo de 2005 era uma verdadeira seleção. Com grandes jogadores, dentre eles Luizão, Grafite, Rogério Ceni e Lugano, o Tricolor deu um verdadeiro baile no Corinthians, que estava ainda em fase de formação.

Era apenas a 3º rodada do Campeonato Brasileiro de 2005. O mandante Corinthians ainda estava montando o time para a disputa da competição - onde foi campeão mais tarde -, e o São Paulo jogando simultaneamente a Copa Libertadores.

Logo aos 3 minutos, Rogério Ceni tratou logo de começar o show são-paulino, abrindo o placar de pênalti. Depois disso, Luizão 2x, Danilo e Cicinho fizeram os gols do Tricolor. Pelo lado corintiano, Carlos Alberto diminuiu o vexame. A partida ainda contou com a demissão de Passarela, técnico do Corinthians.

A parte triste do clássico ficou por conta da torcida do Corinthians, que no segundo tempo entrou em confronto com a polícia.

Em 2011, Corinthians devolveu os 5 gols

O São Paulo ensaiou uma crise após a eliminação na Copa do Brasil de 2011 para o Avaí. O Corinthians também, após ser eliminado pelo Tolima na Pré-Libertadores. No entanto, o Tricolor começou o Brasileirão a todo vapor, vencendo os 5 primeiros jogos.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
Na 6 º rodada, então, eles se enfrentaram. O primeiro tempo foi bastante equilibrado, com as duas equipes tentando o gol, mas sem muita criatividade. Só que, antes das equipes irem para os vestiários, Carlinhos Paraíba foi expulso e complicou a vida são-paulina.

No segundo tempo, logo no primeiro minuto, Danilo recebeu dentro da área, deixou Bruno Uvini e Rogério no chão e colocou para o fundo da rede, começando o massacre corintiano. Depois disso, Liedson marcou três e vezes e Jorge Henrique uma, com direito a frango do capitão são-paulino.

Pouco tempo depois, o Corinthians foi campeão Brasileiro, semelhante ao que aconteceu em 2005, quando o Timão também venceu a competição.