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Nova Fórmula 1 tem RBR em xeque e renascimento da Williams com Massa

Por Gazetaesportiva 13/03/2014 16h04
Foto: AFP
O Mundial de 2014 da Fórmula 1 terá início às 22h30 (de Brasília) desta quinta-feira com o primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Austrália, etapa inaugural do calendário. Diferentemente dos últimos anos da categoria, a equipe Red Bull chega a Melbourne com sua eficiência em xeque e a tradicional Williams é apontada como uma das favoritas depois de anos de maus resultados.

A mudança nas forças das equipes é decorrente do novo regulamento técnico da Fórmula 1, cujo principal ponto é a adoção dos motores V6 turbo em vez dos aspirados V8, utilizados nos últimos anos. Nas três semanas de testes de pré-temporada, uma em Jerez de la Frontera e duas no Bahrein, os times com propulsores da Renault sofreram com muitos problemas.

A principal equipe a usar equipamento da montadora francesa é a Red Bull, que conquistou os últimos quatro Mundiais de Construtores. O carro projetado por Adrian Newey, britânico considerado um dos responsáveis pelo recente domínio da escuderia, pouco andou em comparação aos rivais por conta de sucessivas quebras.

“Não rodamos tanto como gostaríamos em testes este ano, então temos muito trabalho a fazer em Melbourne, mas o carro está bem para a primeira corrida. É difícil saber onde estamos, mas é justo dizer que não somos favoritos a vencer e temos que alcançar quem completou mais quilometragem”, explicou o piloto alemão Sebastian Vettel, tetracampeão consecutivo da F-1 entre 2010 e 2013.

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As primeiras semanas de trabalho das equipes na pré-temporada mostraram, por outro lado, que os carros impulsionados por motores Mercedes estão bem adaptados às novas regras. A escuderia da montadora alemã foi o destaque das atividades, com os pilotos Lewis Hamilton e Nico Rosberg, mas a surpresa foi o bom desempenho da tradicional Williams.

Depois de enfrentar sucessivos anos de maus resultados, a escuderia britânica realizou grandes mudanças em sua equipe de profissionais. A mais clara foi a contratação do piloto brasileiro Felipe Massa, porém o time também acertou com engenheiros da Lotus, Red Bull e Ferrari e chegou a importantes acordos comerciais.

Antes com seu futuro na Fórmula 1 colocado em dúvida por sua dispensa da Ferrari, Massa agora é apontado como potencial candidato a brigar por vitórias, assim como ocorreu com Rubens Barrichello em 2009. Naquele ano, o piloto brasileiro foi um dos protagonistas do Mundial pilotando pela então novata Brawn GP, que soube utilizar a mudança no regulamento para se tornar o time mais forte do ano.

“Eu amo Melbourne, é um lugar fantástico e que tem uma grande atmosfera. As pessoas realmente amam corridas e a Fórmula 1, e por isso sempre nos recebem muito bem. Gosto da pista, é um circuito desafiador. Estou ansioso para correr este ano e ter um bom começo de temporada com a Williams”, disse Massa.

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Em 2014, o Mundial da Fórmula 1 será composto por 19 provas, com o Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos, ocupando o penúltimo espaço do calendário. A novidade na disputa é a pontuação dupla para a última etapa do ano, o GP de Abu Dhabi, para tentar manter a briga pelo título até os momentos finais do campeonato.

A identificação dos carros também mudou. Para aumentar a identificação ntre os competidores e os fãs, a organização da F-1 permitiu que cada piloto escolhesse seu próprio número, em vez do antigo esquema em que a numeração era definida pelo desempenho do time no Mundial anterior.

Veja o calendário do Mundial de 2014 da Fórmula 1

GP da Austrália (Melbourne) - 16 de março
GP da Malásia (Kuala Lumpur) - 30 de março
GP do Bahrein (Sakhir) - 6 de abril
GP da China (Xangai) - 20 de abril
GP da Espanha (Barcelona) - 11 de maio
GP de Mônaco (Monte Carlo) - 25 de maio
GP do Canadá (Montreal) - 8 de junho
GP da Áustria (Spielberg) - 22 de junho
GP da Grã-Bretanha (Silverstone) - 6 de julho
GP da Alemanha (Hockenheim) - 20 de julho
GP da Hungria (Budapeste) - 27 de julho
GP da Bélgica (Spa-Francorchamps) - 24 de agosto
GP da Itália (Monza) - 7 de setembro
GP de Cingapura (Cingapura) - 21 de setembro
GP do Japão (Suzuka) - 5 de outubro
GP da Rússia (Sochi) - 12 de outubro
GP dos Estados Unidos (Austin) - 2 de novembro
GP do Brasil (São Paulo) - 9 de novembro
GP de Abu Dhabi (Yas Marina) - 23 de novembro

Veja os pilotos do Mundial de Fórmula 1:

Sebastian Vettel (ALE/Red Bull/#1)
Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull/#3)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes/#6)
Lewis Hamilton (ING/Mercedes/#44)
Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari/#7)
Fernando Alonso (ESP/Ferrari/#14)
Romain Grosjean (FRA/Lotus/#8)
Pastor Maldonado (VEN/Lotus/#13)
Felipe Massa (BRA/Williams/#19)
Valtteri Bottas (FIN/Williams/#77)
Kevin MAgnussen (DIN/McLaren/#20)
Jenson Button (ING/McLaren/#22)
Sergio Pérez (MEX/Force India/#11)
Nico Hulkenberg (ALE/Force India/#27)
Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber/#21)
Adrian Sutil (ALE/Sauber/#99)
Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso/#25)
Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso/#26)
Marcus Ericsson (SUE/Caterham/#9)
Kamui Kobayashi (JAP/Caterham/#10)
Max Chilton (ING/Marussia/#4)
Jules Bianchi (FRA/Marussia/#17)