/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Vereadores discutem violência provocada por torcidas organizadas em Alagoas

Por Redação com Gazetaweb 23/04/2014 07h07
Vereadores de Maceió discutiram a violência das organizadas nos estádios - Foto: Crédito: divulgação
A violência provocada pelas torcidas organizadas e a realização da partida entre CRB e ASA no fim de semana foram um dos assuntos discutidos na sessão desta terça-feira (22) da Câmara Municipal de Maceió.

Vereadores cobraram medidas para combater o problema. O vereador Zé Márcio (Pros) relatou, que mesmo sendo torcedor do CSA, foi ao estádio no domingo para prestigiar a semifinal do alagoano e, por poucos centímetros, não foi acertado por uma pedra atirada da torcida alvinegra.

Ele também criticou as canções das torcidas organizadas que incitam a violência. E afirmou que, apesar da violência no futebol ser um tema antigo, o envolvimento de jovens com essas entidades aumentou muito nos últimos anos.

A vereadora Fátima Santiago (PP) lembrou que, no pensamento de grande parte da população, as torcidas organizadas são instituições tomadas pela criminalidade.

Na avaliação da vereadora, esse julgamento acontece devido ao sucessivo número de episódios de violência protagonizados pela Mancha Azul e pela Comando Vermelho. Ela lamentou a situação e demonstrou preocupação com os jovens que estão envolvidos com essas organizações.

Prevenção

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Já o presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Chico Filho (PP), avaliou que a situação só será amenizada quando for criada uma cultura de paz entre os torcedores, mas que para isso seria necessário investir antes em políticas de prevenção de conflitos.

Como exemplo, ele citou a criação de um sistema de identificação dos torcedores para evitar que pessoas com histórico de envolvimento em atos de vandalismo tenham acesso aos estádios.