/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

IPVA de veículos com placa de final 3 pode ser pago até dia 30

Por Redação com Agência Alagoas 29/04/2014 09h09
Placa com final 3 a cota única será nesta quarta-feira, 30. - Foto: Divulgação
Proprietários de veículos com placa de final 3 têm até o dia 30 deste mês, amanhã, para pagar, em cota única, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), exercício 2014, com desconto de 10%.

Quem optar em pagar o IPVA de forma parcelada – em até três vezes – a primeira cota de vencimento também está prevista para o dia 30 de abril. Ficando a segunda para o dia 30 de maio e a terceira e última parcela para 30 de junho.

Também no dia 30 de abril vencem a segunda parcela de veículos com placa final 2 e terceira parcela de placa final 1. Os proprietários de veículos precisam ficar atentos aos prazos de pagamento.

Caso o boleto de cobrança não chegue antes do dia de vencimento, a emissão de uma segunda via poderá ser feita pelo site www.sefaz.al.gov.br ou no departamento localizado no 1º andar do prédio do antigo Produban. A orientação é do gestor de IPVA da Sefaz, Eugênio Barros.

Inadiplência

Portanto, é importante que os proprietários fiquem atentos às datas, pois o descumprimento dos prazos de pagamento do IPVA é causa de complicações aos proprietários de veículos em Alagoas.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
O atraso no pagamento gera multas e acréscimos no valor real do imposto, podendo ainda sofrer punições com o veículo em situação irregular.

Embora a inadimplência seja uma preocupação constante, o gestor da Sefaz destaca que, em 2013, foram totalizados 12,48% de inadimplentes.

“Lembrando que, ao longo do exercício seguinte, a inadimplência tem caído para algo em torno de 5 a 6 por cento. Vale destacar que a inadimplência de IPVA não é a mesma de licenciamento, já que veículos isentos e imunes podem estar irregulares no Detran, mas não com a Fazenda”, esclarece Barros.

Arrecadação

Eugênio Barros esclarece que a arrecadação do IPVA compõe a receita estadual, integrando o suporte orçamentário das diversas despesas do Estado, isto é, o IPVA não é um tributo vinculado, sua destinação é para as diversas áreas, como saúde, educação, entre outros.

Segundo dados da Sefaz, a frota alagoana é composta de 613.753 veículos, representando a arrecadação de mais de R$ 171 milhões em 2013, um crescimento, em relação a 2012 de 10,54%.

Confira o Calendário do IPVA 2014 no site da Sefaz: www.sefaz.al.gov.br