/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Polícia Militar realiza aula inaugural do CFO

Por Redação com Assessoria 19/05/2014 12h12
Foto: Assessoria
pós duas semanas de adaptação à rotina militar, a PM realizou na manhã desta segunda-feira (19) a aula inaugural do Curso de Formação de Oficiais (CFO), que contou com a presença dos 45 novos cadetes, seus familiares e autoridades civis e militares. O evento ocorreu na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM).

Durante a solenidade, o secretário de Defesa Social, juiz Diógenes Tenório, proferiu uma palestra, onde destacou o momento atual da segurança pública e cenário em que ingressam na corporação os novos cadetes.

“Este é um momento delicado, que urge pela segurança, e vocês, logo após a formação, terão um papel importantíssimo na defesa da sociedade, somando forças aos policiais que já trabalham neste objetivo. Destaco, aqui, a bravura histórica desta corporação em que ingressam hoje e desejo que todos abracem esta causa e cumpram com empenho a missão que lhes será confiada a partir de agora”, discursou.

O comandante da APMSAM, coronel João Marinho, salientou a missão da academia e sua importância para a formação dos futuros oficiais da PM, reforçando o compromisso da instituição com uma formação técnica e operacional, porém também humana e baseada no aperfeiçoamento do conceito da corporação.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Já o comandante-geral da PM, coronel Marcus Pinheiro, contou um pouco de sua trajetória recordando alguns momentos vividos quando de seu ingresso na Polícia Militar de Minais Gerais, onde foi formado. “Foram momento difíceis, de muitas renúncias e sacrifícios, mas que valeram à pena. Vocês devem abraçar com abnegação esta nova missão, cientes que mesmo com as dificuldades, sairão todos vitoriosos”, disse aos cadetes.

Durante a aula inaugural, foi exibido um vídeo com imagens de algumas instruções realizadas nesta primeira quinzena. A partir de agora, pelo período de três anos, os cadetes passarão por uma série de instruções acadêmicas e técnicas quando, ao final deste período, serão declarados aspirantes-a-oficial e darão início à carreira do oficialato na PM.

“É um momento de crescimento profissional, que traz algumas mudanças e expectativas, mas que me esforçarei para bem vivê-lo e aproveitá-lo ao máximo”, frisou a cadete Eveline Castro, que era soldado da PM, formada no ano de 2006 e que através de concurso público, alcançou êxito para ingresso no CFO. Entre os seus colegas, três foram enviados pela PM do Mato Grosso para formação em Alagoas.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
A solenidade contou com a presença, ainda, do subcomandante da PM, coronel Luiz Carlos; do diretor de Finanças, coronel Paulo Sérgio; representando o corpo docente, coronel da reserva, Renato Nunes; da coordenadora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), tenente-coronel Valdenize Ferreira; do subcomandante da APMSAM, tenente-coronel Evilásio; representando a Caixa Beneficente e pai de um dos cadetes, tenente Maurício Xavier, além de familiares e convidados dos cadetes.