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Congresso de vendas MBA 2014 encerra seu último com aula de superação

Por Redação com Assessoria 24/05/2014 16h04
Foto: Assessoria
Todo mundo tem dificuldades. Isto é sabido. Não importa o quão caminhemos em busca dos nossos objetivos, elas estarão lá para que tropecemos. É preciso, então, que se tenha o instinto competidor, o “pulo do gato”.

Foi isto o que aprenderam os mais de mil participantes do Management Business Arapiraca (MBA) no último dia do congresso de vendas, no Levino’s Hall, nesta sexta-feira (23). Houve palestras dos especialistas Adriana Albuquerque, professor Othon Barros e David Camelô.

“Qual o legado que vocês querem deixar na vida, na sua empresa? Vocês têm que ter uma atitude diferencial, reinventar-se. Tira teu projeto da gaveta, arregaças as mangas, cria novas estratégias e vai com fé naquilo que você acredita”, diz Adriana Albuquerque, que esteve no Japão em março último com esta mesma palestra “Vendas com Resultados Sensacionais”.

Já o professor Othon Barros mostrou que vivemos em uma Nova Era Econômica e que a velocidade e a informação sem fronteiras hoje definem o que somos e seremos. Segundo ele, a concorrência está cada vez mais agressiva.

“Temos que suprir as expectativas dos nossos clientes; dar o que eles não esperam. E tudo começa com um sorriso à mostra, porque nosso consumidor é nosso rei. Temos que tratá-lo cortesmente. A primeira coisa a se fazer é vender-se”, pontua o professor e consultor de empresas há mais de 35 anos, que é autor do livro “Coragem de Mudar”.

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Mas foi com a abordagem de David Camelô que o público entendeu que esta tal coragem é intrínseca em cada um de nós. O palestrante – hoje considerado o melhor pela Confederação Mundial de Negócios de Nova York – instigou os participantes ao relatar um pouco de sua história de vida.

Este self-made man conseguiu feitos utilizando sua ousadia, criatividade e dinamismo ao vender. Ao invés de comprar remédios para sua mulher doente, resolveu, certa feita em 1986, pegar emprestado de um porteiro amigo a quantia do que atualmente equivale a R$ 12. Dirigiu-se a um armazém e comprou tudo em doces, bombons e mariolas.

Em menos de uma hora, vendeu tudo e percebeu que ele dobrou sua receita e uso isso como capital de giro. Enfim, comprou os remédios de sua mulher e resolveu investir nisso. Acabou por abrir uma banquinha de doces e fazer investidas de marketing para chamar a atenção de seus consumidores.

Em pouco tempo, já estava com um call center montado, um site de vendas na internet em 1992 e a atenção da mídia voltada para sua barraca na Rocinha, favela do Rio de Janeiro. Um pouco dessa história poderá ser vista em livro que será lançado por ele no próximo mês de julho, o “3D”, pela editora Ediouro.

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“A lição que aprendi ao longo dos anos foi que é preciso ser diferente, divertido e dinâmico. Com esses três ‘dês’ se chega onde se quer, com empenho, e eu não estaria aqui com vocês, em Arapiraca, se não fossem aqueles R$ 12 e minha ousadia”, destaca David Camelô, dando uma aula de superação ao se tornar um ex-comerciante para ser conhecido lá fora como David “Camelot”, um exemplo de brasileiro que acredita em seus sonhos e bota todos os créditos no que acredita.

Segundo a organização do MBA 2014, esta foi um das melhores edições do evento e reuniu centenas de empresas de Arapiraca e região agrestina. Ao final, houve a entrega de um certificado de 8 horas para os participantes.