/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Ufal abre inscrições para programa voltado a pessoas da terceira idade

Por Redação com G1 26/05/2014 09h09
Foto: Ilustração/Google
Quem tem idade igual ou superior a 60 anos pode participar de um projeto, promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para estimular a prática de atividade física e da alimentação saudável. O programa "Exercitando a Melhor Idade", da Faculdade de Nutrição, em parceria com o curso de Educação Física, está com as inscrições abertas até o dia 30 de maio.

Os interessados podem se inscrever de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17h, e das 8h às 13h, às sextas-feiras, no Laboratório de Nutrição no Esporte e Envelhecimento que fica localizado no 1º andar da Faculdade de Nutrição. Para isso, é necessário apresentar as cópias de Identidade, CPF, comprovante de residência, e cartão do SUS.

O objetivo do programa é estimular a prática de atividade física, associada a alimentação saudável como estratégias de promoção da saúde, prevenção de doenças crônicas, melhora da capacidade funcional e qualidade de vida dessa população. Os idosos interessados poderão participar de atividades como musculação, ginástica ou caminhada com acompanhamento nutricional, assistência ambulatorial periódica e orientações em grupo.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Quem se inscrever no projeto ainda receberá assistência farmacêutica e pode participar de oficinas de lazer que serão planejadas e executadas durante o programa. As atividades físicas serão desenvolvidas duas vezes por semana e a assistência nutricional conforme as condições de saúde e nutrição do idoso.

"Os benefícios da atividade física regular associada a uma alimentação saudável proporciona ao idoso uma vida mais independente, melhora a capacidade funcional e a qualidade de vida durante o processo de envelhecimento", comentou o professor João Araújo Barros Neto, coordenador geral do programa. Segundo ele, as ações estão pautadas na Estratégia Global para Alimentação, Atividade Física e Saúde, publicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004.