/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Muita chuva em Natal provoca transtornos à população

Por Redação com uol 15/06/2014 18h06
Foto: Heloísa Guimarães/ Inter TV Cabugi
Em meio a Copa do Mundo, a cidade de Natal está perto de entrar em estado de calamidade pública. A capital potiguar sofre com uma chuva imparável nas últimas 36 horas que já causou alagamentos e deslizamentos de terra em vários pontos. Foram cerca de 221 milímetros de água registrados pelos pluviômetros da Emparn. Para se ter uma noção, a média de todo mês de junho é de 350 milímetros.

O prefeito Carlos Eduardo já determinou estado de alerta na cidade, deixando todas as secretarias com equipes, material e veículos de sobreaviso durante a noite deste sábado e enquanto e enquanto durar essas chuvas. A Procuradoria do Município também foi acionada para elaborar um decreto de estado de calamidade pública ou emergência a fim de que sejam tomadas as medidas necessárias para a recuperação das áreas atingidas.

Até agora, nenhuma vítima foi registrada, mas cerca de 50 casas e dois edifícios já foram evacuados pelos órgãos municipal e estadual, nas proximidades das ruas Guanabara e Atalaia, em Mãe Luiza. Cerca de 150 pessoas estão sendo acolhidas pela Defesa Civil e parte da iluminação foi cortada por precaução, pela Cosern, a fim de evitar choques elétricos e possíveis incêndios. No momento, porém, a situação está controlada.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
"Neste momento, há uma preocupação especial em alertar os moradores sobre procedimentos em casos de inundação, riscos de contaminação ou de deslizamento de terra. As palavras-chaves são cautela e solidariedade. O melhor é esperar e aguardar em local seguro. É essencial mudar o comportamento diante de situações adversas. Quem reside em áreas de risco deve ficar atento aos sinais de perigo e se necessário acionar o 190 ou 193", disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN.

México e Camarões já se enfrentaram em Natal debaixo de uma forte chuva na sexta-feira. O próximo jogo da cidade potiguar é na segunda, entre Estados Unidos e Gana.