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Saiba como vai ficar o trânsito no Centro de Arapiraca com o binário Fernandes Lima x Rio Branco
A Prefeitura de Arapiraca, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, vem realizando diversos estudos e análises com o intuito de otimizar o trânsito na área central do município.
Para tanto, a SMTT, com o Departamento de Engenharia de Tráfego, projetou um importante binário para a malha comercial da cidade de Arapiraca. Elaborado entre a Rua Fernandes Lima e a Avenida Rio Branco, que terão sentidos de circulação contrários, o planejamento traz importantes e substanciais melhorias.
O binário
O binário, que são vias paralelas com sentidos de circulação inversos e que se correspondem através de vias coletoras, será implementado entre as vias especificadas da seguinte maneira:
Avenida Rio Branco: terá sentido único de circulação da Praça Marques até o Largo Amphilophio (ao lado do Clube dos Fumicultores);
Rua Fernandes Lima: terá sentido único de circulação do Largo Amphilophio até a Praça Manoel André (Rua do Comércio).
Instrumentos de gerenciamento de tráfego utilizados
Para colocar em prática o supracitado binário, a SMTT disponibilizará de estrutura de sinalização vertical de regulamentação, de sinalização horizontal, semafórica e de aplicação de dispositivos auxiliares (marcas de canalização, tachões, zebrados de preenchimento, entre outros).
O projeto traz em seu escopo diversas inovações, colocando em prática diversos preceitos da Engenharia Moderna de Tráfego. Estágios específicos para pedestres em semáforos, bolsões para motos antes das faixas de pedestres, política de estacionamento respeitando a legislação pertinente aos deficientes físicos com dificuldade de locomoção e idosos, são alguns exemplos de aplicações a serem realizadas nas vias em destaque.
Ganhos factíveis do projeto para o Centro da cidade
Entre as diversas melhorias apresentadas no projeto destacamos:
A melhor oferta de se acessar o Mercado Público Municipal, haja vista que um dos principais corredores do Centro da cidade, o Largo Dom Fernando Gomes, que desemboca na Praça Marques da Silva terá acesso facilitado pela Avenida Rio Branco;
Gerência de faixas de travessia de pedestres, com instalação de tempos próprios para eles em semáforos, a exemplo do que ocorrerá na Praça Marques e nas proximidades do GBarbosa;
Facilidade de acesso ao Hospital Regional ;
Minimização da problemática existente no concurso entre os veículos automotores Urbanos e a operação de carga e descarga na Rua do Sol, já que os veículos poderão fazer conversão à esquerda na Avenida Rio Branco pela Domingos Correia;
Organização da oferta de estacionamento nas vias, com áreas próprias para motos e automóveis, gerenciando a problemática na malha comercial da cidade.
Sincronização semafórica
Objetivando otimizar as condições de fluidez entre semáforos na região central da cidade, o Departamento de Engenharia de Tráfego da SMTT projetou o método da Onda Verde, mecanismo que favorecerá tempos de verde efetivo entre os planos semafóricos existentes na Avenida Rio Branco e Rua Fernandes Lima. Ou seja, o condutor que por exemplo conseguir passar na fase de verde no semáforo da Praça Marques, encontrará também verde efetivo nos demais semáforos da Avenida Rio Branco.
Para tanto, a SMTT, com o Departamento de Engenharia de Tráfego, projetou um importante binário para a malha comercial da cidade de Arapiraca. Elaborado entre a Rua Fernandes Lima e a Avenida Rio Branco, que terão sentidos de circulação contrários, o planejamento traz importantes e substanciais melhorias.
O binário
O binário, que são vias paralelas com sentidos de circulação inversos e que se correspondem através de vias coletoras, será implementado entre as vias especificadas da seguinte maneira:
Avenida Rio Branco: terá sentido único de circulação da Praça Marques até o Largo Amphilophio (ao lado do Clube dos Fumicultores);
Rua Fernandes Lima: terá sentido único de circulação do Largo Amphilophio até a Praça Manoel André (Rua do Comércio).
Instrumentos de gerenciamento de tráfego utilizados
Para colocar em prática o supracitado binário, a SMTT disponibilizará de estrutura de sinalização vertical de regulamentação, de sinalização horizontal, semafórica e de aplicação de dispositivos auxiliares (marcas de canalização, tachões, zebrados de preenchimento, entre outros).
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Ganhos factíveis do projeto para o Centro da cidade
Entre as diversas melhorias apresentadas no projeto destacamos:
A melhor oferta de se acessar o Mercado Público Municipal, haja vista que um dos principais corredores do Centro da cidade, o Largo Dom Fernando Gomes, que desemboca na Praça Marques da Silva terá acesso facilitado pela Avenida Rio Branco;
Gerência de faixas de travessia de pedestres, com instalação de tempos próprios para eles em semáforos, a exemplo do que ocorrerá na Praça Marques e nas proximidades do GBarbosa;
Facilidade de acesso ao Hospital Regional ;
Minimização da problemática existente no concurso entre os veículos automotores Urbanos e a operação de carga e descarga na Rua do Sol, já que os veículos poderão fazer conversão à esquerda na Avenida Rio Branco pela Domingos Correia;
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Sincronização semafórica
Objetivando otimizar as condições de fluidez entre semáforos na região central da cidade, o Departamento de Engenharia de Tráfego da SMTT projetou o método da Onda Verde, mecanismo que favorecerá tempos de verde efetivo entre os planos semafóricos existentes na Avenida Rio Branco e Rua Fernandes Lima. Ou seja, o condutor que por exemplo conseguir passar na fase de verde no semáforo da Praça Marques, encontrará também verde efetivo nos demais semáforos da Avenida Rio Branco.
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