/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Binário entre Rio Branco e Fernandes Lima evitará congestionamentos na Rua do Sol, afirma SMTT

Por Redação 30/06/2014 16h04
Condutores poderão virar à esquerda na Avenida Rio Branco, evitando a Rua do Sol - Foto: Já é Notícia
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca está na iminência de implantar no Centro da cidade um importante projeto de Engenharia de Tráfego: um binário entre a Avenida Rio Branco e a Rua Fernandes Lima.

A expectativa da entidade é minimizar diversos pontos críticos da malha comercial que escorre entre as duas vias públicas atingidas pelo projeto.

Uma equipe de reportagem do Portal Já é Notícia, esteve nesta segunda-feira (30), na sede do órgão, onde alguns pontos do planejamento foram esclarecidos.

Integrantes de DETRA – Departamento de Engenharia de Tráfego da SMTT –, que receberam nosso jornalista, explicaram que a implantação do binário trará melhoria substancial em todos os corredores centrais de Arapiraca.

Durante uma breve apresentação, que foi realizada na sede da entidade, os técnicos fizeram questão de mencionar a importância do binário para o atual problema existente no conflito entre diversos veículos e os caminhões que realizam operação de carga/descarga na Rua do Sol.

Para o diretor do Departamento, engenheiro Ricardo Manoel Correia Lima, a inversão da Avenida Rio Branco trará uma excelente alternativa para quem quiser seguir em direção a Rua do Sol, haja vista que os condutores poderão virar à esquerda na Rio Branco antes de seguir para o ponto de congestionamento no início da famosa rua, evitando ficar preso num hipotético congestionamento.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
“O problema hoje existente decorre que nos horários de pico os veículos que precisam se deslocar para o setor Leste da cidade (bairros Baixão, Cavaco, Baixa Grande, entre outros) estão obrigados, por falta de vias de escoamento, a passar pelo cruzamento das ruas Domingos Correia e do Sol, ficando muitas vezes presos nos constantes engarrafamentos causados por caminhões que transitam no lugar.” Destacou Correia.

O engenheiro mencionou, aliás, que com a alternativa criada com a implantação do binário, os veículos não precisam mais passar por aquele ponto crítico, haja vista que eles podem acessar a Rua São Francisco pela Avenida Rio Branco e se livrar de um eventual problema de tráfego.



Para o Superintendente do órgão, Ricardo Auto Teófilo, o projeto será de substancial importância como mecanismo de redistribuição e organização de tráfego no Centro de Arapiraca.

“O binário que está para ser implantado trará uma série de melhorias para a localidade, como a facilidade de chegada ao Hospital Regional, ao Mercado Público Municipal; organização de trânsito próximo à linha férrea com instalação de um semáforo com dispositivos auxiliares; implantação de uma política de estacionamento coerente com a realidade, contemplando locais específicos para motos, automóveis, deficientes físicos, idosos, entre outros”, explicou Teófilo, confiante nas mudanças.