/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Hospital Chama realiza a primeira cirurgia cardiovascular da história no interior alagoano

Por Redação com Assessoria 12/07/2014 10h10
Foto: Assessoria
O Centro Hospitalar Manoel André (Chama) emitiu uma nota, na manhã deste sábado (12), informando à população alagoana, que o Hospital do Coração do Agreste já está em plena atividade.

O início das atividades se deu com a primeira operação cardiológica do interior de Alagoas. A intervenção cirúrgica foi realizada no Senhor Francisco Paz da Silva que sofria de isquemia.

Confira abaixo a nota na íntegra:

Após 35 anos da primeira cirurgia cardíaca realizada em Alagoas (Maceió), é realizada a primeira cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea da história do interior alagoano.

A operação cardiológica realizada pelo cirurgião cardiovascular Dr. Sérgio Francisco Jr. E sua equipe, no último dia 20/06/2014, dá início às atividades do Hospital do Coração do Agreste, primeiro da região completo para cuidados cardiológicos, parte integrante do complexo hospitalar Manoel André - CHAMA - de Arapiraca.

“Há 3 anos o Sr. Francisco Paz da Silva sofria de uma doença que é responsável pela morte da maioria das pessoas acima de 50 anos, a isquemia do coração, causada pelo entupimento das artérias que alimentam o músculo cardíaco”, afirmou Dr. Sérgio, chefe da cirurgia cardíaca,alagoano que escolheu morar em Arapiraca após formação em São Paulo e trabalhar na Bahia.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Arapiraca e região são carentes de um serviço cardiológico de alta complexidade como este que o hospital hoje oferece, conta Dr. Emmanuel Barreto, cardiologista e diretor geral, que voltou à Arapiraca após formação em Belo Horizonte para coordenar o serviço mais moderno do Estado.

O comprometimento de toda a equipe de Enfermeiros, Técnicos, Fisioterapeutas e Médicos desde a enfermaria, centro cirúrgico até a UTI foi fundamental para o sucesso do procedimento, destaca Dr. Sérgio Francisco Jr. A cirurgia realizada foi a Revascularização do Miocárdio, mais conhecida como Ponte de Safena (ou Ponte de Mamária). Morador de Arapiraca, o Sr. Francisco Paz recebeu alta no 6º dia de pós-operatório e já encontra-se no convívio da família.

Este serviço já realiza implante de marcapasso, cateterismo cardíaco e angioplastias. Esperamos agora ter tudo isto acessível a todos o pacientes do SUS, estamos prontos, dependemos de decisões políticas dos governantes para que o povo tenha acesso à saúde que lhes é direito, afima Dr. Emmanuel.