/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

UNEAL terá novo campus em União dos Palmares

Por Redação com Assessoria 06/08/2014 18h06
Foto: Assessoria
Duas reivindicações da comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) serão oficialmente atendidas pelo governador Teotonio Vilela Filho, nesta quinta-feira (7), no Palácio República dos Palmares, em Maceió. Trata-se das autorizações para o concurso para professores e do início da construção do Campus V, em União dos Palmares.

No caso do Campus Zumbi dos Palmares, faltava o Estado liberar mais de R$ 2,5 milhões para totalizar os R$ 7,7 milhões que restavam para o início das obras de construção do que será a mais moderna unidade da Uneal. A empresa responsável pela obra terá, a partir da assinatura do contrato, 300 dias para finalizar tudo.

O reitor da Uneal, professor Jairo Campos da Costa, explicou que essa complementação tornou-se necessária, pois surgiram outras licitações com foco na melhoria da infraestrutura de Universidade. Ele citou investimentos como as compras de equipamentos retroprojetores, cadeiras e poltronas, ares-condicionados, impressoras, entre diversos outros itens necessários ao bom funcionamento da instituição.

“Desde quando cheguei em União dos Palmares, vindo do Rio Grande do Norte, sinto-me como um conterrâneo dos palmarinos. Lá, encontrei uma identificação com a cultura negra. Hoje, a existência do Campus da Uneal confunde-se com a da cidade. E isso é muito importante para todos nós”, disse Campos.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
O reitor também agradeceu ao governador Teotonio Vilela pelo reconhecimento da importância dessa obra para a instituição e para a educação alagoana; à prefeitura municipal, pela doação do terreno; à Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra); ao Serviço de Engenharia do Estado de Alagoas (Serveal); à Procuradoria Geral do Estado (PGE); ao Jurídico da instituição e a parte técnico-administrativo da Uneal.

Concurso

Após 11 anos, a Uneal terá nova seleção de professores efetivos. De acordo com reitor, ficou acertado que a autorização para realização do concurso a ser assinada pelo governador nesta quinta-feira será a para contratação de 50 profissionais.

Do total autorizado, o montante ficou dividido em 16 especialistas e seis mestres, para a carga horária de 20 horas, e 20 mestres e oito doutores, com carga horária de 40 horas.

A decisão do governador em autorizar a realização do concurso, partiu da apresentação, por parte do grupo gestor da Uneal, das necessidades de docentes na instituição, além da elevada despesa do Estado com professores substitutos.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
“Sabemos que 50 professores efetivos não suprirão no todo nossa real necessidade, mas é um passo importante para a maior consolidação da Uneal. De qualquer forma, trata-se, de fato, de um ganho para a nossa instituição.”, concluiu Campos.