/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Luciana Genro assina compromisso do Projeto Presidente Amigo da Criança

Por Redação com Agência Brasil com Redação com Agência Brasil 04/09/2014 00h12
Foto: Reprodução - Divulgação
A candidata do PSOL à Presidência da República, Luciana Genro, assinou hoje (3) o termo de compromisso do Projeto Presidente Amigo da Criança, da Fundação Abrinq. Ao aderir ao projeto, a candidata se compromete a atingir metas nas áreas de saúde, educação, proteção social e orçamento. As metas são baseadas nas que foram assumidas pelo Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU).

Entre as metas estão a redução em pelo menos 66% da incidência de trabalho infantil no país, que hoje atinge 3,5 milhões de crianças e adolescentes; diminuição da mortalidade materna, no parto, ou logo em seguida, em 20,4% (em 2011, eram 64,8 mães mortas a cada 100 mil crianças nascidas vivas); e redução da taxa de mortalidade infantil (crianças que morrem antes de completar 1 ano de vida) para 11,3 a cada mil nascidos vivos.

“Para que esses compromissos se tornem realidade, dos quais compartilho integralmente, precisamos fazer uma mudança estrutural na política em geral. E, em particular, na política econômica”, disse a candidata. Entre as alterações propostas por Luciana, está a do superávit primário – economia feita pelo governo para pagar os juros da dívida pública.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
“A maior parte do Orçamento do país tem sido consumida para esse fim e sustenta um grupo de especuladores, banqueiros. Eu entendo que os direitos sociais, em especial os direitos das crianças, só podem se realizar se efetivamente nós tivermos um governo que se proponha a enfrentar esse modelo econômico, e a investigar profundamente as causas desse endividamento do país”, acrescentou.

Após a assinatura do compromisso, a candidata foi gravar programas para o horário eleitoral. No início da noite, está prevista a participação de Luciana no Desafio LGBT Eleições, um manifesto de movimentos sociais com compromissos e pautas em defesa da população LGBT – lésbicas, gays, bissexuais e transexuais. O evento será no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista.