/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Alagoas tem a pior educação básica do Brasil, segundo o MEC

Por Redação com Gazetaweb 05/09/2014 20h08
Foto: Divulgação
Foram divulgados, nesta sexta-feira (5), pelo Ministério da Educação os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e para tristeza da população alagoana o Estado não evoluiu, ficando na última posição entre todos os estados brasileiros.

Conforme dados do MEC, Alagoas apresentou uma média de 2,6 em 2013, a mesma média do ano anterior. Estados como Rio Grande do Norte e Pará caíram um décimo, tinham média de 2,8 e foram a 2,7, em relação ao último levantamento, mas ainda assim ficaram a frente de Alagoas.

Os números divulgados hoje pelo Ministério são referentes ao ano de 2013. O Ideb é divulgado a cada dois anos e o ano de comparação é o de 2011. Além de Alagoas, só o estado do Acre não teve alteração na pontuação. Nove estados conseguiram elevar o índice e outros 16 sofreram redução na qualidade da educação, segundo o MEC.

O objetivo do Ideb é avaliar a qualidade da infraestrutura e do aprendizado nas escolas. Cerca de 190 mil unidades escolares se submetem aos exames nacionais. Os índices de cada estado norteiam o governo federal no tocante às políticas públicas que serão adotadas pelo MEC.