/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Protesto de trabalhadores impossibilita viagem de trem até Rio Largo

Por Redação com Gazetaweb com Redação com Gazetaweb 24/09/2014 09h09
Moradores atearam fogo a pneus para bloquear rodovia - Foto: Carolina Sanches/G1
Cerca de 500 pessoas fizeram um manifesto na manhã desta quarta-feira (24), no povoado Utinga Leão, no município de Rio Largo, região metropolitana de Maceió. Segundo moradores, a manifestação impossibilitou a passagem de trem e do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Trabalhadores protestaram contra atraso em salários e reivindicam a construção da ponte que caiu há duas semanas, na localidade.

De acordo com Gerson Mineiro, publicitário e morador da região, os funcionários da Usina Utinga se revoltaram em meio ao descaso e bloquearam a estação ferroviária, por volta das 6h. Eles atearam fogo em pneus e madeira, comprometendo a passagem de trens e VLTs que fazem o percurso Maceió/São Lourenço de Albuquerque e o sentido contrário.

Os manifestantes reivindicam pagamento de salários, que está atrasado há cinco meses, além da construção de uma nova ponte, destinada a ligar o Ceasa (Central de Abastecimento de Alagoas), na Forene, ao bairro Chã do Pilar.

“Muitas famílias estão passando necessidade há algum tempo. Aqui no local, há muita gente desmaiando por conta da falta de assistência do poder público. Não passa ninguém e não vai passar enquanto não houver negociação e usina, pelo menos, pagar os salários”, relatou Gerson, citando que a gerência da usina chegou ao local, para dialogar com os trabalhadores.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
A reportagem entrou em contato com militares do 8º Batalhão, que informaram não ter recebido nenhum chamado do Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods). “Ainda não sabemos de nada. Inclusive, o Centro de Gerenciamento de Crises deve ir primeiro”, disse o subtenente PM Sousa.

Já assessoria da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Alagoas informou que os trens e VLTs estão fazendo, apenas, o percurso Maceió/Satuba e Satuba/Maceió, já que o protesto impede a continuação do trajeto até o bairro Lourenço de Albuquerque.

Por telefone, um trabalhador disse que o protesto chegou ao fim após algumas horas devido à negociação junto à Gerência da usina. "Eles prometeram pagar os salários até amanhã, mas, caso não paguem, vamos fechar de novo na sexta-feira".

Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.