/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

PM faz transferência de comandos em unidades da capital e interior

Por Redação com Assessoria 09/10/2014 07h07
Foto: Assessoria
O comando da Polícia Militar de Alagoas publicou na edição de hoje (09) do Boletim Geral Ostensivo da corporação, a readequação de oficiais superiores nos comandos das unidades da capital e interior.

O destaque fica por conta do Comando do Policiamento da Capital (CPC), responsável por gerenciar o policiamento desempenhado por unidades e subunidades da capital e de mais nove municípios que compõem a região metropolitana. O coronel Paulo Domingos Lima Júnior dará lugar ao coronel Ivon Berto Tibúrcio de Lima, que anteriormente ocupou a chefia do Estado Maior Geral (EMG). Ivon assume com a missão de diminuir o índice de criminalidade da região, com foco nas ações preventivas e estreitando ainda mais o canal de comunicação com a sociedade.

O comando de duas unidades operacionais especializadas também foram mudados. O Batalhão de Operações Especiais (Bope) passará a ser comandado pelo tenente-coronel Walter do Valle, um dos oficiais mais antigos e experientes da PMAL. Já o Batalhão de Radiopatrulha será comandado pelo tenente-coronel Eduardo Apollo Lucena, um dos fundadores da Copes (Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão).

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Os principais batalhões responsáveis pelo policiamento de áreas da capital alagoana também terão novos comandantes, com destaque para o 1º Batalhão, responsável pelo policiamento da parte baixa da cidade, que terá a frente o tenente-coronel José Maxwell da Silva Santos, além do 4º Batalhão, que abrange o Farol, Bebedouro, Chã da Jaqueira, Clima Bom e adjacências, que será comandado pelo major José Cláudio do Nascimento.

De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Marcus Pinheiro, essa reorganização do nível estratégico da corporação já havia sido planejado com antecedência, aguardando apenas o final da “Operação Eleições 2014” para ser posto em prática.

“A Polícia Militar tem o dever de ser mais dinâmica no combate à criminalidade, sendo assim, através de um plano de comando, temos por objetivo oxigenar a área operacional da Polícia Militar com foco na prevenção e, principalmente, no contato mais aproximado com nosso maior cliente – o cidadão”.

Pinheiro ainda destacou que pretende comandar pessoalmente diversas operações desenvolvidas pela PM, reforçando a parceria com o Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público Estadual (Gecoc) e com a Polícia Civil em prol da segurança pública. Além disso, quer um comando mais participativo e mais próximo dos anseios da sociedade mediante as demandas apresentadas pelas lideranças comunitárias, considerando que é inconcebível uma sensação de insegurança, portanto, a corporação está se adequando a fim de atender os anseios dos alagoanos por uma Alagoas mais segura.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
“Precisamos trabalhar a questão da não ocorrência, que significa diminuirmos a atuação direta no crime no momento do seu cometimento, em virtude justamente da diminuição de sua incidência, ou seja, precisamos ser proativos e buscar soluções junto às comunidades para adequar o policiamento específico de acordo com cada realidade. Precisamos evitar que o crime aconteça, e para aqueles de natureza irremediável, precisamos ser ágeis e enérgicos dentro do limite da lei, com a finalidade de manter a credibilidade de nossa corporação junto ao povo alagoano. Essa é a missão que será repassada aos novos comandantes”, finalizou o coronel.