/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Eleitores tentam votar e descobrem que já votaram por eles, em Maceió

Por Redação com Gazetaweb 26/10/2014 16h04
Uma das seções a apresentar o problema foi a de número 141, no Colégio Coc - Foto: Jonathas Maresia
Eleitores maceioenses não puderam votar por um motivo curioso: outra pessoa já havia votado no lugar deles. Mesmo com o sistema de biometria, que utiliza a impressão digital dos eleitores, o problema foi registrado em pelo menos duas seções de Maceió, nos bairros do Tabuleiro do Martins e da Ponta Verde.

Na seção nº 141, no Colégio Coc, a falha foi denunciada por Victor Rossiter, que, ao chegar para participar do pleito, foi impedido. Ele conta que, após entregar o documento de identidade e o título ao mesário, foi informado que alguém já tinha votado por ele. Ninguém soube explicar o que tinha acontecido.

“Só me disseram que poderia ter sido um erro humano ao digitar o número do título, mas como pode acontecer isso se tem a biometria e eles também precisam verificar a identidade? Agora fiquei sem votar e não tem o que fazer. Só me orientaram a procurar o TRE [Tribunal Regional Eleitoral] na segunda-feira”, diz.

O mesmo problema aconteceu também na seção nº 55, no Clima Bom. Segundo José Carlos Silva dos Santos, ele também não recebeu explicações e foi orientado a registrar fato em ata. “Os mesários colocaram na ata e assinei, mas ninguém me explicou realmente como isso aconteceu. Um deles só disse que tem um comando que libera a urna para os casos em que ela trava. Deve ter sido isso”, afirmou.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Tanto Victor quanto José Carlos afirmam ter votado normalmente no primeiro turno das eleições, no último dia 5, e reclamam não poder exercer o direito agora. “Estou indignado. Quero votar e não posso e, além de tudo, ninguém deu uma solução”, expõe Victor Rossiter.

A assessoria do Tribunal Regional Eleitoral disse não ter conhecimento do caso e destacou que o pleno do órgão voltará a se reunir às 15h30 para analisar ocorrências relativas ao pleito.


Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.