/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Adeal vai promover curso sobre pragas quarentenárias em Arapiraca

Por Redação com Assessoria 28/10/2014 18h06
Foto: Assessoria
 A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) promove no período de três a sete de novembro, em Arapiraca, o curso de CFO para as pragas quarentenárias do Mofo Azul do Tabaco, Cochonilha do Carmim e Mosca Negra dos Citros. A capacitação será realizada na Facomar, no bairro Jardim de Maria, tendo início às 8h da segunda-feira.

De acordo com a gerente de Inspeção e Defesas Sanitária Vegetal da Adeal, Maria José Rufino, serão abertas 10 vagas para engenheiros agrônomos com o CREA para participar do CFO. Segundo a representante da Adeal, os profissionais interessados devem entrar em contato pelo email: [email protected]

Programação

A programação do primeiro dia do curso está assim definida: segunda (3) das 8 às 9h - Importância da defesa sanitária vegetal em relação ao comércio interno, interestadual e internacional de vegetais - Pragas Quarentenárias, Pragas Não Quarentenária Regulamentadas, Pragas com Restrição Fitossanitária, Noções sobre Áreas Livre e Sistema de Mitigação de Risco. Palestrante: Sheila de Castro Ribeiro – Fiscal federal do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa); 9h15 – Legislação Federal (Instrução Normativa Nº 55 de 04/12/07; Instrução Normativa Nº 54 de 04/12/07; Instrução Normativa Nº 52 de 04/12/07 e alterações): Palestrante: Sheila de Castro Ribeiro – Fiscal federal do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa); 10h15 - Preenchimento de CFO e CFOC – Maria José Rufino Ferreira – Gerente de Defesa Sanitária Vegetal da Adeal; das 11 às 12:00 – Procedimentos de fiscalização do trânsito interno e interestadual de potenciais veiculadores de pragas quarentenárias presentes. Palestrante: Eduardo José Calixto Borges – Gerente de fiscalização e barreiras agropecuárias da Adeal.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
À tarde a programação começa às 14h com Cultura da Palma Forrageira: Pragas de importância econômica: Diaspsi echinocati(cochonilha de escama); Praga quarentenária presente: Dactylopius opuntiae (cochonilha do carmim); Assuntos abordados: Classificação taxonômica, identificação, bioecologia, plantas hospedeiras, sintomas, monitoramento, levantamento da praga no campo, armadilhas, coleta, acondicionamento e transporte da amostra, ações de prevenção, métodos de controle. Palestrante: Jakeline Maria Santos - Mestre em Agronomia e Doutoranda em Proteção de Plantas – Universidade Federal de Alagoas/CECA. Às 15h15 – Cultura da Palma Forrageira - Doenças de Importância Econômica: Podridão Negra (Lasiodiplodia Theobromae), Gomose (Dothiorella ribis), Podridão de Fusarium (Fusarium solani), Podridão mole (Pectnobacterium caratovorum), Mancha de Alternaria (Alternaria tenuis ness); Assuntos abordados: origem, agente causal, ciclo de vida, incidência, disseminação, plantas hospedeiras, sintomas, sinais, coleta, acondicionamento e transporte de amostra, métodos de prevenção e controle. Palestrante: Profª Doutora Edna Peixoto da Rocha Amorim - Universidade Federal de Alagoas - (Centro de Ciências Agrárias). 17:30 - 18:00 – Avaliação teórica e discussão.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
O curso se encerra na sexta-feira com visita às propriedades rurais com o objetivo da visualização dos sinais e sintomas das e danos provocados pelas pragas da cultura do tabaco e dos citros.