/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

90 anos: ruas de Arapiraca serão interditadas para desfile

Por Redação com Assessoria 29/10/2014 18h06
Foto: Divulgação
“Arapiraca, Estrela radiosa”. É o que proclama a letra de Pedro de França Reis no hino de Arapiraca. Cidade alagoana que se tornou tão importante economicamente e que passou a ser chamada de capital do Agreste alagoano. 90 anos. É a data de aniversário que Arapiraca completa nesta quinta-feira, 30 de outubro.

Para marcar a data, a Prefeitura de Arapiraca vai realizar o desfile cívico militar e estudantil e por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) irá interditar 26 ruas. Pelos 90 anos da Emancipação Política da cidade, este ano o desfile figura o tema “Arapiraca, estrela radiosa, resgata sua história”.

Como em anos anteriores, o percurso do desfile será pelas ruas Expedicionários Brasileiros e 30 de Outubro, passando pelo calçadão do Largo Dom Fernando Gomes e Praça Marques da Silva, seguindo pela Rua Estudante José de Oliveira Leite com encerramento em frente ao Colégio Bom Conselho. A SMTT reforçou a sinalização horizontal das ruas, reforçando a pintura das faixas de pedestres.

O desfile cívico-militar e estudantil terá início às 15 horas. Porém, a interdição das ruas vai acontecer a partir das 13h. A antecedência acontece para que o trânsito fique livre ao longo de todo o corredor das apresentações.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Segundo Ricardo Teófilo, superintendente de Transportes e Trânsito de Arapiraca, a determinação da prefeita Célia Rocha (PTB) é para que a população possa assistir ao desfile da Emancipação Política de Arapiraca na mais absoluta segurança e tranquilidade.

“É um momento que sentimos muito orgulho de ver as famílias arapiraquenses prestigiando o aniversário da nossa cidade e, em especial, este ano em que Arapiraca completa seus 90 anos de emancipação”, disse a prefeita Célia Rocha.

Para que tudo transcorra com tranquilidade, a SMTT vai disponibilizar 34 agentes de autoridade de trânsito para disciplinar os pontos de interseção das 26 ruas que serão interditadas, além de duas viaturas (VTR) e cinco motos do grupo Águias.

“Vamos interditar as ruas duas horas antes de o desfile começar para que possamos retirar os veículos que, possivelmente, possam atrapalhar a passagem das escolas”, explicou Ricardo Teófilo, afirmando que todo o procedimento será feito com tranquilidade.

Ruas interditadas

As ruas que serão interditadas são: Maurício Pereira/Santos Dumont (Baixão); Avenida Ventura de Farias/Rua Marechal Floriano Peixoto (Baixão); Expedicionários Brasileiros/Maurício Pereira (Eldorado); Rui Barbosa/Pedro Nunes (Centro); Praça dos Curis/Zeferino Magalhães (Centro); Praça dos Curis/Monsenhor Macedo (Centro).


pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_03
Também serão interditadas pela SMTT as ruas Manoel Leão/Dom Vital; Pedro Nunes/Rua Curitiba; Lúcio Roberto/Pedro Correia (Centro); Fernandes Lima/Domingos Correia (Centro); Domingos Correia/João R. Lima; Rua Experidião Rodrigues/Rua 15 de Novembro (Centro) e Rua Boa Vista/Rua Domingos Correia.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME) o desfile cívico-militar e estudantil terá a participação de oito entidades militares que irão abrir o evento com concentração nas ruas Expedicionários Brasileiros e 30 de Outubro.

Ela afirmou, ainda, que sete entidades civis irão se concentrar nas ruas Pedro Nunes, Zeferino Magalhães e Rua Rio de Janeiro, além de três bandas de escolas particulares que vão se agrupar na Avenida Ventura de Farias, e 17 escolas da rede municipal de ensino, que irão se enfileirar a partir da Rua Maurício Pereira.

“Será um desfile grandioso que irá homenagear a cidade de Arapiraca pelos seus 90 anos de emancipação política com o engajamento de todos que fazem não só a Secretaria de Educação, mas a Prefeitura de Arapiraca como um todo”, enfatizou a secretária de Educação Ana Valéria Peixoto.

Corrida pela Emancipação Política

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_04
Os 90 anos de Arapiraca também serão marcados pela já tradicional corrida da Emancipação Política da cidade, no Bosque das Arapiracas. Os esportistas vão se concentrar antes das 7 horas da manhã. O evento está prevista para encerrar por volta do meio-dia desta quinta-feira (30).

“O esporte sempre está presente nas comemorações de Arapiraca e para os 90 anos da cidade não poderia ser diferente. O incentivo à prática esportiva é uma das atribuições da prefeita Célia Rocha”, garantiu o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Nelson Filho.

Para proporcionar segurança aos participantes, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vai interditar todo o trajeto da corrida a partir das 6 horas da manhã, do trecho que compreende a Rua 7 de Setembro, por trás do ginásio municipal João Paulo II, e todo o entorno do Bosque das Arapiracas.

“Todas as ruas que dão acesso ao Bosque das Arapiracas serão fechadas e 15 agentes de trânsito vão disciplinar e orientar condutores nesses pontos”, disse Ricardo Teófilo, superintendente de Transportes e Trânsito de Arapiraca.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_05
Ele informou que a SMTT irá utilizar também quatro equipes Águias com agentes em motocicletas e uma viatura (VTR) para dar apoio ao trânsito no local.