/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Dia de Finados leva milhares de pessoas aos cemitérios de Arapiraca

Por Redação com Assessoria 02/11/2014 08h08
Foto: Já é Notícia
Milhares de pessoas são esperadas nos cemitérios arapiraquenses na manhã deste feriado de finados. As visitas começaram as cinco horas da manhã e seguem até as 19 horas. 

A expectativa é de que a movimentação seja grande durante todo o dia de hoje. Só no cemitério Pio XII são esperados cerca de 50 mil visitantes neste feriado.

Além de parentes e amigos dispostos a homenagear entes queridos já falecidos, a movimentação é grande também devido as centenas de vendedores que desde ontem se posicionaram nas imediações dos cemitérios. Eles vendem de tudo, de flores e velas até alimentos. A prática é comum e tem aumentado a cada ano.

Apesar de causar alguns transtornos devido a ocupação das calçadas, a presença dos vendedores é bem vista pela maioria dos visitantes.

"Eles acabam ajudando quem se esqueceu de trazer velas ou pretende ficar mais tempo por aqui. Estão ganhando o dinheiro deles de forma honesta, não há porque criticá-los", avaliou a estudante Júlia Maria Rodrigues. 

Programação para o Dia de Finados nos cemitérios arapiraquenses

Tendo em vista o grande fluxo de pessoas neste domingo (2) nos cemitérios Pio XII, Santo Antônio, Pau d'Arco e Canaã, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza e Iluminação Pública (Selip), informa que os portões dos locais estarão abertos para visitação pública a partir das 5h.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
Deste modo, os arapiraquenses terão acesso aos jazigos de seus entes queridos, tendo ainda missas solenes sendo realizadas nestes locais.

Confira os horários das celebrações eucarísticas do Dia de Finados:

* 5h e 17 – Cemitério Pio XII, com o monsenhor José Antônio Neto e padre Murilo, respectivamente;

* 16h – Cemitério Santo Antônio, com monsenhor Afrânio;

* 7h – Cemitério do Pau d'Arco, com o monsenhor José Antônio Neto; e

* 16h – Cemitério Canaã, com o padre Cícero.

Os vendedores ambulantes, por sua vez, aproveitam a intensa movimentação de pessoas para vender flores, coroas de flores, velas, água mineral e lanches em barracas montadas do lado de fora dos cemitérios.