/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

Novembro Azul: no que o exame afeta sua vida sexual

Por Redação com Mundo Pop 17/11/2014 14h02
Foto: Divulgação
Durante anos e anos todo mundo ouviu piadinhas sobre o exame de próstata. Principalmente porque a piada era justamente a sexualidade do examinado. Toda essa cultura de desinformação gerou uma resistência por parte dos homens na hora de fazer o exame preventivo. É importante desmistificar todos esses preconceitos para que cada vez mais homens façam a sua parte na hora de se prevenir do câncer de próstata. 

Conversamos com o médico oncologista Dr. Alexandre Chiari, que nos esclareceu dúvidas sobre a relação entre o exame de próstata e a vida sexual do homem. Segundo ele, não existe relação entre “perda de masculinidade” e o exame. “Não tem nada a ver. O exame de próstata não tem efeitos colaterais no homem e não influi em nada na sua potência sexual”. Por outro lado, deixar de fazer o exame pode trazer consequências pra libido masculina em caso de diagnóstico da doença. “Em caso de intervenção cirúrgica ou por radioterapia, pode haver redução da potência sexual sim, mas não é uma regra. Cada caso é um caso” – diz o Dr. Alexandre.

Por isso é de vital importância que você (caso esteja no grupo de risco da doença) faça o exame periodicamente. Segundo o Dr. Chiari, se você já tem casos de câncer na família, a partir dos 45 anos deve procurar um médico para o exame. Caso contrário, a partir dos 50 anos.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
O maior inimigo do homem na batalha contra o câncer de próstata é a desinformação: “Preconceito e desleixo com a própria saúde existem, mas a desinformação é a causa de tudo isso” – afirma o Dr. Alexandre. Portanto, procure se informar sobre o assunto, mesmo se você não precisar fazer o exame. Com certeza você tem um tio, um conhecido, ou até mesmo o seu pai que nunca foi ao médico se consultar. Faça a sua parte nessa luta!