/75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_TOPO |

79 presos são transferidos do Cyridião Durval em AL, após tentativa de fuga

Por Redação com G1 Alagoas 27/11/2014 14h02
Viaturas realizam rondas após tentativa de fuga - Foto: Michelle Farias/G1
Depois de registrar uma tentativa de fuga no Módulo 2 do Presídio Cyridião Durval, na quarta-feira (26), a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) decidiu transferir 79 presos da unidade para o Presídio de Segurança Máxima (PSM), também localizado no complexo prisional, no bairro Tabuleiro do Martins, na parte alta de Maceió.
A transferência aconteceu algumas horas depois da tentativa de fuga. Segundo a Seris, o objetivo foi diminuir a quantidade de reeducandos no Cyridião Durval, para evitar fugas. A transferência foi feita com o apoio do Grupo de Intervenções Táticas (GIT).
Ainda de acordo com a Seris, cerca de 50% das celas do Presídio Cyridião Durval foram danificadas e a transferência aconteceu porque não havia condições dos presos ficarem no local. O setor de engenharia da secretaria vai fazer uma avaliação para ver o que pode ser recuperado nas celas.

A tentativa de fuga aconteceu quando dois homens, que não foram identificados, portando armas de grosso calibre chegaram em dois veículos. Eles pararam em frente ao muro que dá acesso ao módulo 2, localizado ao fundo do presídio, e atiraram contra agentes que estavam na guarita e também na parte interna do prédio.

pp_amp_intext | /75894840/JA_E_NOTICIA_AMP_02
De acordo com a Seris, os presidiários lançaram uma tereza, que é uma corda feita com lençóis, para ter acesso a parte externa do módulo. No entanto, os policiais perceberam a ação e se iniciou uma troca de tiros, deixando um presidiário, que estava tentando fugir, ferido após ter recebido um tiro de raspão no ombro. O ferido foi socorrido e encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE).

De acordo com um funcionário que trabalha no local e pediu para não ser identificado, os criminosos tentaram ainda cavar um buraco no chão da parte de fora do presídio para ter acesso a área interna. "Eles foram surpreendidos por policiais que atiraram contra eles. Não vi ninguém suspeito vindo de carro, mas sim de moto", disse à reportagem. 

 Curta a página oficial do Já é Notícia no Facebook e acompanhe nossas notícias pelo Twitter.